A segunda edição do UiraQuest aconteceu no dia 11 de setembro de 2020 de modo totalmente online e envolveu alunos e professores do Ensino Médio em uma competição de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, raciocínio em equipe e o uso da internet para achar as respostas. O UiraQuest é organizado pelos alunos, contando com mais de 20 equipes neste ano.

A iniciativa do evento veio de alunos do atual 3º ano do Ensino Médio baseado no Webquest do Colégio Vértice de São Paulo. O UiraQuest envolve a resolução de enigmas com a ajuda do conhecimento de mundo dos participantes, seu trabalho e raciocínio em equipe e a ferramenta da internet como meio de pesquisa e acesso ao conteúdo e informações.

Depoimentos:

Ricardo Vítor Vergueiro Figueiredo (autor): “Quando a ideia do UiraQuest surgiu ainda no ano passado, eu nem sabia ao certo se seria possível sua execução. Com o sucesso em 2019, graças ao grande envolvimento dos alunos no torneio, a organização estava animada para dar continuidade ao projeto. Conversamos bastante para melhorar aspectos que não gostamos e inovar no jogo em si. Com a pandemia, muitos pensariam em desistir, abandonar a ideia, já que ela foi pensada apenas para o modelo presencial, mas para nós o UiraQuest é importante demais para ser abandonado. Discutimos formas de adaptar a competição para o formato online e não desanimamos, pois o campeonato significa muito para todos os membros da organização, ainda mais no nosso último ano juntos no Colégio. Ficamos felizes demais com o resultado, pois vimos como muitas pessoas genuinamente se divertem e gostam do UiraQuest, e isso é o que mais nos orgulha. Acredito que a competição representa um legado deixado por nós alunos, que deverá ser seguido por uma nova equipe de organização no futuro do Colégio Uirapuru. Terão mais UiraQuests pela frente!”

Luiz Felipe Camargo Nakazone (autor): “Depois do sucesso e adesão dos alunos ao UiraQuest 2019, sabíamos que o evento merecia uma segunda edição ainda melhor em 2020, apesar de todas as dificuldades que surgiram com a pandemia. Nosso maior objetivo este ano era manter a experiência dos alunos na competição presencial e transpor toda a estrutura para o formato totalmente online, sem deixar de lado o jogo entre as equipes e a diversão dentro delas. Depois de todo o trabalho, raciocínio e nervosismo da preparação, ficamos felizes pois muitos alunos gostaram bastante do UiraQuest 2020, já se fala em participar e organizar as próximas edições. Esses elogios significaram que o nosso esforço valeu a pena para descontrair e reunir alunos do Ensino Médio e professores em uma tarde de sexta-feira, causando uma experiência divertida e fora do comum nestes tempos. Como estudantes do terceiro ano, esperamos que este evento idealizado, redigido e organizado pelos alunos continue por muitas outras edições com a ajuda do Colégio e das próximas turmas, que passarão de participantes a organizadores com o tempo. Por fim, gostaria de agradecer, em nome dos organizadores, o apoio do Colégio Uirapuru e seus funcionários para fundar o UiraQuest.”

Equipe vencedora: Paquitas da Bazzo, composta por

- Isabela Provasi Bazzo