Eles passam o ano todo aguardando o Acantonamento Uirapuru. Na sexta-feira, 29 de novembro, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I participaram deste momento marcante. Segundo a coordenadora do 1º ano, Gabriela Plens, o Acantonamento é um marco na passagem para o 2º ano. “Eles aguardam o ano todo para viver esta experiência. Ao chegarem na escola, já fazem a despedida das famílias ainda no portão. É um momento único entre as crianças e a escola”, explica Gabriela. 

Ao subirem para os quartos adaptados, dentro das salas de aula, já organizam seus pertences e arrumam as camas.  Esta conquista de autonomia e independência é fruto de um trabalho que começa ainda na Educação Infantil, consolidado a cada dia. Durante o acantonamento, as crianças percebem que podem se divertir e ter um tempo de qualidade, ao lado dos amigos e longe fisicamente da família. Elas observam também que chegou o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam em casa com o apoio da família. 

Diversão não faltou. À noite, todos participaram de um caça-tesouro por todo o pátio onde chegaram até os personagens João e Maria e um lindo tesouro. O tesouro guardava um objeto para que as crianças participassem do grande baile. Depois do jantar, contação de histórias, banho e troca das roupas por pijamas. Charme e muitas performances na passarela durante o tão aguardado “desfile de pijamas”. Para finalizar a noite, um grande baile onde as crianças dançaram, cantaram e se divertiram muito. 

No dia seguinte, após o café da manhã, foi hora de diversão em um circuito molhado. Brincadeiras na piscina fizeram a alegria da turma. Depois de tantas atividades, foi hora de organização dos pertences e troca de roupa para o grande momento: sessão de autógrafos para os pais. No ginásio, sob a regência do Professor de Música, Rafael Marques, as crianças cantaram e tocaram percussão. A canção escolhida foi “Fim de Ano”, do artista Rafinha - uma celebração da amizade, vivências e escolhas. Impossível conter a emoção. 

Para finalizar, os alunos autografaram suas obras. Baseado na leitura do livro “Contos de Grimm”, de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, as crianças produziram toda a escrita e ilustração de seus livros. Depois de ouvirem os contos, estudo dos personagens, suas características, cada turma entrou em acordo para sua própria versão. Mais uma etapa vencida, que enche de orgulho e satisfação pais e toda a equipe pedagógica. 

Confira alguns momentos do Acantonamento Uirapuru e da Sessão de Autógrafos do 1º ano: