Na terça-feira, 17 de setembro, alunos do Ensino Médio, familiares e professores estiveram reunidos no Auditório Uirapuru para ouvir o consultor de carreiras Paulo Paduan, um dos responsáveis pelo Projeto Biruta - plataforma de carreira utilizada pela orientação profissional do Colégio Uirapuru. Com o tema “ O futuro do presente do trabalho”, Paulo deixou claro como a proposta ajudará os adolescentes no processo de autoconhecimento e descoberta de suas habilidades. 

Para o consultor é um momento delicado na vida dos jovens, afinal é a primeira vez que eles farão uma grande escolha. Escolher o que estudar, onde morar, como viver aumentam ainda mais a angústia durante este processo. Segundo ele, vivemos em um período de grandes transformações onde a tecnologia afetou de forma intensa todos os tipos de profissões. Essas transformações aconteceram de uma maneira muito rápida e profunda.   

A equipe Biruta acredita que o melhor caminho para uma escolha mais acertada é entender o “propósito” de cada um. Para chegar ao autoconhecimento, a plataforma oferece uma experiência que combina diversão dos games e análise de informações baseadas em avaliações validadas cientificamente. Segundo Paulo, além do trabalho individual com cada aluno, é importante trazer um panorama atual das novas relações de trabalho e o que as empresas buscam. Outra dica muito importante foi que cada aluno identifique seus interesses e suas principais habilidades. “O mercado busca formação técnica, competências socioemocionais e habilidades metacognitivas, ou seja, aprender a aprender. Quando identificamos as habilidades menos desenvolvidas, buscamos maneiras de desenvolvê-las, preenchendo assim a lacuna que falta”, explica Paulo. Ao final, o profissional respondeu a perguntas sobre mercado de trabalho, expectativas futuras e análise de universidades. 

Confira alguns momentos da Palestra no Auditório Uirapuru: