No dia 5 de setembro o tema foi a redução do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira 

 

No dia 29 de agosto, os alunos do Ensino Médio iniciaram a 2ª edição do Mini Curso. Com o tema “Desafios da produção agrícola no Brasil”, a proposta foi apresentar aos alunos informações técnicas, relevantes sobre assuntos polêmicos, isentos de posicionamentos. A partir dessas exposições, na quinta-feira, 5 de setembro, aconteceu um debate, mediado pela Profa. Patrícia Souza, sobre a problematização do tema. Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Daniela Almenara, o objetivo é que alunos entendam como determinados assuntos se desdobram até se tornarem problemáticas sociais. A partir do conteúdo oferecido, foi preciso questionar, argumentar e defender posicionamentos embasados em justificativas relevantes. 

“É um exercício muito bacana para que nossos alunos desenvolvam argumentos, saibam apresentá-los e realizem um debate saudável, sempre respeitando os colegas”, explica a coordenadora do Ensino Médio. Confira os assuntos expostos no dia 29 de agosto durante o II Mini Curso: 

- O impacto das commodites agrícolas na balança comercial brasileira - Profa. Aline de Aquino

- O que é agrotóxico: desmistificação de discursos - Profa. Daniela Almenara

- Produção Orgânica - Profa. Vivian Pretti  

A convite da Profa. Vivian, o agricultor José dos Reis Boaventura, de 63 anos, assentado do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) participou, juntamente com seu filho Gabriel, de 22 anos, do Mini Curso. Eles contaram suas experiências na produção de produtos orgânicos, alertando os alunos sobre os benefícios que a produção orgânica oferece à saúde. Seus produtos são vendidos em feiras e não usam absolutamente nenhum agrotóxico, somente elementos encontrados na natureza. 

No dia 5 de setembro, a Profa. Patricia Souza fez a mediação do tema: Agricultura no Brasil é possível reduzir o uso de agrotóxico. 

 

Confira alguns momentos do II Mini Curso: