A maior especialista na obra de Monteiro Lobato compartilhou histórias e sua visão sobre a importância da literatura infantil na vida das crianças 



Na quarta-feira, 28 de agosto, a inauguração do Auditório Uirapuru não poderia ter sido mais rica. Rica por receber pais, alunos, professores e amigos para ouvir uma das maiores referências em literatura infantil brasileira, Profª Marisa Lajolo, que presenteou os participantes com uma verdadeira aula sobre Monteiro Lobato, suas obras e a importância da literatura infantil na formação de leitores. O diretor Arthur Fonseca Filho demonstrou a alegria em compartilhar do novo espaço que abrigará manifestações artísticas e acadêmicas dentro do Colégio Uirapuru. O arquiteto Geraldo Caiuby, responsável pelo projeto do novo prédio, esteve presente e também foi homenageado. 

Marisa Lajolo é ensaísta, pesquisadora, crítica literária, escritora de literatura juvenil e professora universitária. Na infância, o gosto pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, fez com que Marisa se tornasse a maior especialista na vida e obra do escritor de Taubaté. "Estou encantada em falar para pais. Hoje, cada vez mais, é importante o envolvimento da família em práticas leitoras. Notamos através de cartas de Monteiro Lobato, que a ideia de escrever livros para crianças partiu das cenas domésticas de sua esposa Purezinha contando histórias para os filhos. Não leia para seus filhos, mas leia com seus filhos. É um momento muito importante na vida deles", reforçou Marisa.

Marisa ainda falou sobre um assunto polêmico como a censura nas obras de Monteiro Lobato e o medo de que certas leituras influenciem comportamentos. Para ela, é importante que os pais decidam qual literatura ler com os filhos. "É importante que os adultos estejam atentos e decidam que caminho seguir. Monteiro Lobato sofreu muita censura, sendo condenado, marginalizado e endeusado por suas obras. Mas o exercício da leitura é um dos mais democráticos possíveis. A gente lê e interpreta histórias de acordo com as experiências de vida de cada um", expõe Marisa. 

No início do evento os alunos do 4º ano fizeram uma pesquisa para conhecer o perfil do público participante e os livros de Monteiro Lobato mais lidos.

Livros mais lidos: 1º lugar “O Saci”, 2º lugar “Memórias de Emília” e 3º lugar “Reinações de Narizinho”.

Clique aqui e acesse a pesquisa.

Ao final do evento, os alunos do 4º ano cantaram e tocaram "Sítio do Picapau Amarelo" composição de Gilberto Gil, sob a regência do Professor de Música, Rafael Marques.

Confira a idade dos respondentes e alguns momentos da Inauguração do Auditório Uirapuru: