Nos dias 8 e 9 de junho aconteceu a Festa Junina Uirapuru 2019. Com o tema “Arraiá dos Brincantes”, a tradicional festa junina ganhou brincadeiras de roda e um resgate ao patrimônio imaterial das culturas indígenas. No sábado apresentaram-se o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio e, no domingo, Educação Infantil e Berçário.

Na Educação Infantil, o pesquisador e folclorista, Inimar dos Reis, trouxe a brincadeiras dos fogueiros para o arraiá. Segundo ele, os fogueiros se vestiam com as melhores roupas, participavam das celebrações e, depois, se reuniam em volta de uma fogueira para brincar ao som de cantigas regionais. Essas brincadeiras visavam o fortalecimento dos laços afetivos, os diálogos e as danças eram os principais instrumentos para o estreitamento das relações. Os pequenos, vestidos com muitas cores, laçarotes e remendos, viveram intensamente as brincadeiras.

O Ensino Fundamental fez um resgate da cultura indígena. Em 2019, a Unesco comemora o Ano Internacional da Língua Indígena. Baseados nisto, os alunos fizeram uma imersão na obra “ Cantos da Floresta”, de Magda Pucci e Berenice de Almeida. Eles  apresentaram cantos, lendas e tradições dos povos indígenas. Nas apresentações, construíram e aprenderam a tocar instrumentos como: tambor, maracá, agogô e clavas. Todos os instrumentos foram construídos a partir de materiais recicláveis, sempre com a orientação do Professor de Música Rafael Marques. A canção “Uirapuru 30 anos”, em comemoração aos 30 anos do Colégio, também ganhou um ritmo novo: o embalo do xote e a alegria das crianças emocionaram todos os presentes.

            O Ensino Fundamental II e o Ensino Médio apresentaram quadrilhas divertidas, com músicas típicas de São João. Na quadra e no pátio, as famílias puderam se reunir para saborear as delícias juninas, participar de brincadeiras e ainda ajudar a instituições sociais presentes no evento.

Brincar e resgatar a cultura, fez da Festa Junina Uirapuru 2019 um momento marcante na construção de seres humanos que vivem e respeitam suas origens.

Confira alguns momentos da Festa Junina 2019: