Claudia Marques

Durante vários meses da pandemia da COVID-19, o ambiente escolar foi modificado, sendo que professores e alunos ficaram em suas casas, trocando conhecimentos por meio das telas, poupados da interação social. Mesmo com o retorno às atividades presenciais, o ano de 2021 ainda exigiu frequentemente o uso de alternativas tecnológicas frequentemente na rotina da sala de aula, não somente pela sua capacidade pedagógica, mas também para seguir os protocolos de saúde corretamente.

As práticas envolvendo tecnologia digital são importantes e produtivas, visto que trazem inovações e alternativas pedagógicas ao ensino, e esse fato não é exceção no ensino de Ciências, uma vez que as aulas são enriquecidas com o uso de vídeos, simuladores e plataformas digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Ao utilizarmos recursos digitais, a maior parte dos estímulos enviados ao nosso cérebro são visuais e auditivos, de forma que as percepções dos outros sentidos, a sinestesia, fica a desejar. Desta forma, novas atividades foram pensadas e desenvolvidas a fim de estimular outros sentidos do corpo, trazendo também incentivo à criatividade.

A primeira atividade realizada no âmbito sinestésico foi a construção de modelos dos astros, como da Terra e da Lua, com bolas de isopor e tinta guache, exercitando as habilidades manuais. Após essa construção, com o auxílio de uma lâmpada, simularam manualmente as fases da Lua, bem como a formação do eclipse lunar e do eclipse solar.

Ainda com o foco nas habilidades sobre o sistema Terra, Sol e Lua, os alunos foram convidados a desenvolver uma dramatização com abordagem Role Play, por meio da qual representaram papéis para simular o movimento de rotação da Terra ao redor do Sol, bem como enfatizar a produção dos dias e das noites.

Entusiasmo e engajamento se mostraram presentes nos rostos e na participação dos alunos, demonstrando que alternar diferentes abordagens e diversificar as percepções no desenvolvimento de habilidades, enriquece o processo de aprendizagem, bem como proporciona momentos mais relaxantes e alegres.

Confira algumas fotos dessas práticas do 8º ano:

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos