Claudia Renata, Denise Sarmento e Marlon Mendes

Durante o 3º bimestre de 2021, os alunos do 8º ano repensaram atitudes sobre o consumo de energia elétrica em nosso cotidiano. O projeto teve início nas aulas de Matemática, com o professor Marlon, que introduziu os alunos no universo da estatística, analisando dados e gerando interpretações acerca deles, para então tirarem possíveis conclusões sobre um tema.

Durante todo o bimestre, os estudantes conheceram a teoria sobre consumo de energia elétrica nas aulas de Ciências, com a professora Claudia (Pipoca), abordando desde as fontes de energia utilizadas pelo ser humano, até como realizar os cálculos de consumo de energia elétrica em nossas residências.

A partir daí, em grupos, os alunos elegeram um tema central sobre possíveis reflexões do consumo de energia e nas aulas de matemática, construíram um questionário acerca do tema para aplicarem ao público-alvo da pesquisa. Para finalizar essa etapa, os grupos elaboraram uma apresentação com gráficos e tabelas, a partir dos dados obtidos.

Após a pesquisa, o momento de criação começou. Assim, um roteiro de vídeo foi elaborado nas aulas de Ciências para que os alunos definissem a mensagem a ser direcionada ao público escolhido. Além de pensarem em como elaborar um vídeo contendo dados científicos, os alunos foram instigados a construírem soluções visuais que fossem criativas e dinâmicas.

Trechos dos vídeos produzidos estão expostos nesta publicação e mostram as reflexões realizadas pelos alunos, tentando plantar sementes com novos hábitos, para que os frutos possam ser colhidos e o meio ambiente poupado de tanto consumo, mesmo que seja com pequenas atitudes.

Os professores Claudia (Pipoca), Marlon e Denise também fizeram parte do projeto e desenvolveram um vídeo sobre o consumo de energia, trazendo dinamismo e diversão à responsabilidade que temos em preservar o meio ambiente, visando a compreensão do conceito de sustentabilidade.

O fechamento do projeto aconteceu dia 3 de novembro no auditório do Colégio Uirapuru, iniciando-se com a apresentação do vídeo dos professores aos alunos e depois dos vídeos produzidos por cada grupo de alunos. Ao assistir a obra dos colegas, os estudantes puderam refletir mais uma vez acerca da temática de redução do consumo de energia elétrica.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos