Claudia Renata, Denise Sarmento e Marlon Mendes

 

Durante o 3º bimestre de 2021, os alunos do 8º ano repensaram atitudes sobre o consumo de energia elétrica em nosso cotidiano. O projeto teve início nas aulas de Matemática, com o professor Marlon, que introduziu os alunos no universo da estatística, analisando dados e gerando interpretações acerca deles, para então tirarem possíveis conclusões sobre um tema.

Durante todo o bimestre, os estudantes conheceram a teoria sobre consumo de energia elétrica nas aulas de Ciências, com a professora Claudia (Pipoca), abordando desde as fontes de energia utilizadas pelo ser humano, até como realizar os cálculos de consumo de energia elétrica em nossas residências.

A partir daí, em grupos, os alunos elegeram um tema central sobre possíveis reflexões do consumo de energia e nas aulas de matemática, construíram um questionário acerca do tema para aplicarem ao público-alvo da pesquisa. Para finalizar essa etapa, os grupos elaboraram uma apresentação com gráficos e tabelas, a partir dos dados obtidos.

Após a pesquisa, o momento de criação começou. Assim, um roteiro de vídeo foi elaborado nas aulas de Ciências para que os alunos definissem a mensagem a ser direcionada ao público escolhido. Além de pensarem em como elaborar um vídeo contendo dados científicos, os alunos foram instigados a construírem soluções visuais que fossem criativas e dinâmicas.

Trechos dos vídeos produzidos estão expostos nesta publicação e mostram as reflexões realizadas pelos alunos, tentando plantar sementes com novos hábitos, para que os frutos possam ser colhidos e o meio ambiente poupado de tanto consumo, mesmo que seja com pequenas atitudes.

Os professores Claudia (Pipoca), Marlon e Denise também fizeram parte do projeto e desenvolveram um vídeo sobre o consumo de energia, trazendo dinamismo e diversão à responsabilidade que temos em preservar o meio ambiente, visando a compreensão do conceito de sustentabilidade.

O fechamento do projeto aconteceu dia 3 de novembro no auditório do Colégio Uirapuru, iniciando-se com a apresentação do vídeo dos professores aos alunos e depois dos vídeos produzidos por cada grupo de alunos. Ao assistir a obra dos colegas, os estudantes puderam refletir mais uma vez acerca da temática de redução do consumo de energia elétrica.

 

Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos