Projetos estreitam os laços da tecnologia 4.0 e a rotina dos centros urbanos

Ao serem expostos a alguns dos problemas da urbanização desenfreada em nosso século, durante as aulas da disciplina de projetos, as turmas do 8º ano puderam lapidar soluções inovadoras para um mundo tecnológico a serviço da comunidade. Neste bimestre, com a orientação da professora Carolina Vieira, e o auxílio do engenheiro mecatrônico Lucas Piovani, fundador da plataforma PiCode Education, estão dando vida a essas inovações por meio de maquetes.

Com um olhar investigativo sobre a presença da tecnologia em hospitais, fazendas, indústrias e até mesmo casas, espaços que tiveram seus papéis ressignificados pela pandemia, os alunos definiram a infraestrutura necessária, a partir do conceito de internet das coisas. Em breve, as maquetes, que já passaram pelo processo de  pintura e estão na fase final de montagem, serão equipadas com o kit tecnológico da PiCode, composto por  placa-mãe e circuitos eletrônicos, customizados pelos alunos com a instalação de sensores de proximidade e outras ferramentas de automação.

Divididos em grupos, os alunos puderam escolher os espaços nos quais  gostariam de implantar as tecnologias. A aluna Luisa, do 8º D, explica a decisão de seu grupo: “escolhemos fazer a maquete de uma casa, pois esse é o lugar onde passamos mais tempo. Pensamos em soluções como sensores de presença para acender e apagar as luzes automaticamente e em uma geladeira inteligente, que aponta o que precisa ser comprado".

Além dos melhoramentos na rotina doméstica, os grupos também pensaram soluções para a área da saúde, como o de Ana Luíza, do 8º A: "Em nosso hospital, haverá uma impressora de órgãos 3D e luvas automatizadas que possibilitam cirurgias à longa distância", conta.

A poucos passos da reta final do projeto, a professora da disciplina, Carolina Vieira, comemora: "Os resultados foram surpreendentes. Em pouco tempo, os alunos conseguiram alcançar resultados que não eram óbvios, o que demandou dedicação e autonomia para encontrar soluções para os desafios apresentados." A aula de Conceitos de Robótica, ministrada por Lucas Piovani, também teve um papel importante na formação das maquetes, os circuitos que estarão nas maquetes foram montados pelos alunos, fator que acrescentou ainda mais responsabilidade ao resultado final e ao processo desenvolvido pelo 8º ano, acrescenta Carolina.

Também estão ansiosos para ver o resultado do projeto? Continue acompanhando o nosso site para mais informações.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos