A utilização de instrumentos lúdicos na aprendizagem sempre teve destaque por proporcionar às crianças o desenvolvimento de habilidades que serão utilizadas no decorrer de várias situações da vida. O jogo de tabuleiro é um desses instrumentos interessantes que desenvolvem processos estratégicos, utilizando a memória, o raciocínio, a atenção e o respeito às regras. De acordo com Orte & Campos (2014), esse tipo de instrumento lúdico oferece à criança oportunidades de aprendizados sobre como lidar com o ganhar e o perder, como  agir diante de uma frustração, além de estimular a competitividade saudável e a rapidez de raciocínio.

Com a orientação das professoras Karla e Bruna, os alunos do 6º ano receberam o desafio de criar um jogo de tabuleiro interdisciplinar, envolvendo saberes de Ciências e Matemática. Os alunos foram divididos em grupos e iniciaram uma importante conversa sobre os temas que seriam selecionados para elaboração dos jogos. As professoras orientaram os alunos quanto à escolha dos temas, enfatizando que deveriam estar vinculados aos conteúdos desenvolvidos durante o 3º bimestre.

Iniciou-se a construção dos jogos de tabuleiro! As reuniões dos grupos para planejamento e confecção eram realizadas durante as aulas de Ciências e Matemática, com o acompanhamento e orientação das professoras. A cada encontro uma nova etapa do desenvolvimento do jogo era realizada e, pouco a pouco, as ideias dos estudantes se materializaram nos itens físicos como as peças, as cartas e o tabuleiro, e também nas estratégias de jogabilidade.

Findada a elaboração dos jogos, os estudantes tinham em mãos um produto final que, além de divertido, permitia a mobilização de saberes inerentes ao 6º ano. Para compartilhar as conquistas, os grupos apresentaram os projetos para os colegas de sala e deram o "start" para o conhecimento e a diversão: jogar! Foi um momento de grande empolgação, pois os jogos foram trocados entre os grupos e eles puderam conhecer as propostas e os jogos variados, cada qual com suas características, particularidades, desafios e objetivos específicos.

Foi uma experiência muito satisfatória e enriquecedora, pois além de reforçar o conhecimento adquirido durante as aulas de Ciências e Matemática, os alunos perceberam que existem outras formas de estudo, que por sinal, são muito divertidas!

Confira algumas criações dos nossos alunos acompanhando as fotos! Você também irá se empolgar! E aí? Vamos aprender Ciências e Matemática jogando?

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos