Bruno Luiz de Castro

Durante o mês de setembro, os alunos do 7º ano do Colégio Uirapuru, desenvolveram uma experiência com o objetivo de descobrir e compreender o número pi.

O que é o número pi?

O número pi resulta da razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro. O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português).

Para vivenciar a experiência, os alunos foram divididos em grupos e receberam um roteiro. O primeiro passo era selecionar objetos circulares dentre os materiais escolares dos integrantes. Em seguida os alunos foram desafiados a medir o comprimento da circunferência e o diâmetro deste objeto utilizando um instrumento peculiar: um barbante!

Cada grupo de estudantes criou sua estratégia de medição, em um processo dinâmico e de exploração da criatividade. Após o levantamento dos dados coletados, houve um momento de compartilhamento em que os grupos apresentaram uns aos outros suas estratégias, proporcionando uma discussão sobre a convergência dos valores apresentados.

Por meio das observações realizadas no momento das trocas, os alunos notaram que os valores se aproximavam de 3,14. Sendo assim, descobriram que o valor do comprimento de uma circunferência era um pouco maior que o triplo do valor do diâmetro desta.

Portanto, os alunos, constataram na prática que:

Comprimento π
    Diâmetro

Pelas falas de surpresa e empolgação verbalizadas durante a prática, entendemos que os alunos constataram, também, que reconhecer e compreender a linguagem matemática pode ser muito interessante e divertido!

Confira alguns momentos dessa descoberta sobre número pi realizada pelos alunos do 7º ano:

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos