No último dia 8, os alunos do Infantil 5 desfrutaram de uma viagem com tudo pago para o mundo da imaginação, e o ponto de partida foi aqui mesmo, na praça do Colégio Uirapuru. Malas e passaportes prontos, nossos pequenos se encarregaram de todos os procedimentos com muita eficiência. O check-in, feito completamente pelos alunos, foi dividido em estações e guichês: primeiro os passaportes foram carimbados e os tickets entregues, as malas passaram por um raio x e pela inspeção cuidadosa dos alunos e, só assim, os passageiros puderam seguir viagem. 

No avião, nossos pequenos contaram com a imaginação para impulsionar a aeronave para o alto, todos os lugares, distanciados, eram brindados com um horizonte infinito nas janelinhas, as vozes soavam em uníssono; os motores do avião eram potentes o suficientes para levá-los a qualquer lugar. Após um vôo tranquilo e sem turbulências, os passageiros foram recebidos pelo guia turístico (e biólogo nas horas vagas) Vinícius, do Sítio Reino Animal, que foi responsável pelo tour e pela apresentação de animais específicos de cada paisagem, como o Porquinho-da-Índia, que representou a neve, o Bicho-pau Australiano, a floresta e, por fim, os peixes que representaram a praia e o mar. 

Se engana quem pensa que essa foi uma viagem de última hora, o Aeroporto do Infantil 5 faz parte do projeto Brincadeiras Especiais. O planejamento é desenvolvido, com os alunos, ao longo de um mês inteiro e a atividade é realizada na última sexta-feira do mês. Professora de uma das turmas, Nayara Silva, pontua: "as brincadeiras do projeto são escolhidas de acordo com a vivência das crianças para que, mesmo os que nunca tenham frequentado determinados lugares, possam expandir suas visões de mundo através do compartilhamento das experiências dos alunos que já frequentaram. 

Em uma roda de conversa, os alunos puderam compartilhar suas experiências e refletir sobre os lugares que gostariam de visitar e, através de um processo de votação, os locais foram selecionados. Além da brincadeira e do desenvolvimento de atividades coletivas, como a simulação de situações reais do funcionamento de um aeroporto, e a escolha das funções desempenhadas pelas crianças. Além do aeroporto, o projeto Brincadeiras Especiais utiliza outros contextos para a prática da linguagem dos alunos. Todos os meses, as atividades se moldam de acordo com o processo de escolha e discussão dos temas e desdobramentos das brincadeiras.

O núcleo do projeto, desenvolvido pelo Infantil 5, está na utilização da escrita como ferramenta social e base para o funcionamento do fazer-criativo, bem como a fala e escuta ativa dos pequenos, tão importantes em um momento transicional na formação pedagógica dos nossos alunos. Segundo a Profa Nayara, a elaboração do material que serviu de apoio à brincadeira, como a confecção dos passaportes e das placas que indicavam cada seção do aeroporto e os destinos das viagens, servem para significar e dar propósito ao exercício da escrita de letras e números desde cedo, conceito que se estende e embasa toda a preparação, ao longo do mês, e as brincadeiras desenvolvidas pelo segmento.

Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos