“Se estivermos no espaço, conseguimos ver as constelações?”

“Alguma pessoa já tocou numa estrela?”

“As estrelas têm outras funções, fora a de ajudar a se localizar?”

Essas foram algumas das questões levantadas pelas crianças do 5º ano em uma simulação de constelações que aconteceu no Auditório do Colégio.

Neste bimestre, o tema é explorado nas aulas de Ciências com a professora Esther Guastela.

Esther conta que os alunos sempre gostam muito quando saem da sala de aula, então, nessa proposta, com uma luminária que projeta as estrelas, as crianças vivenciaram uma aventura noturna numa praia e no mar, para que se localizassem com ajuda das estrelas.

“No Auditório, as crianças entraram ao som de grilos e do vento à noite e, na projeção, havia uma casa de praia. Eu falava que todos nós éramos marinheiros e marinheiras e que estávamos na nossa casa de praia. Naquela noite, teríamos que sair para uma missão, em nosso navio pelo mar. Então, para isso, caminharíamos por uma trilha até chegar ao barco. Começamos a escutar o barulho das ondas e saímos para navegar”, relata Esther.

Na sequência da história, os marinheiros pegavam no sono e acabavam ficando à deriva no oceano. Como se localizar, então? GPS, mapas, bússola? Sem poder usar nenhum desses instrumentos, as crianças concluem que as estrelas podem ajudar a encontrar o caminho.

“Então, no auditório mesmo, eu fiz um levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre as estrelas. A partir daí, construímos juntos uma definição de constelações. Depois disso, voltamos para a sala de aula para realizar uma atividade no QMágico, com vídeo do Khan Academy, sobre as constelações da bandeira do Brasil e sobre mapas celestes”, detalha a professora.

Mas o que é, afinal, uma constelação? Segundo uma das definições construídas pelos alunos, é um conjunto de estrelas que formam um desenho único reconhecido internacionalmente, vista do planeta Terra.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos