Nos dias de hoje, falar bem Inglês já não é um diferencial no mercado de trabalho, mas um pré-requisito. Muito mais do que “se virar” nessa língua, cada vez mais é necessário ter a habilidade de se comunicar por meio das muitas linguagens que a constituem. É nessas múltiplas linguagens do inglês que se fundamenta a proposta pedagógica do USchool, o Uirapuru International School, desenvolvido em parceria com a Universidade do Missouri.

De acordo com Amanda Francatto, coordenadora pedagógica do departamento de Inglês do Colégio e graduada em Português-Inglês pela Ufscar e pela Dickinson College (EUA) e mestranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, trata-se de uma proposta de educação que considera central a criação de possibilidades de ser, agir, sentir, viver o mundo por meio das múltiplas linguagens que constituem o sujeito em Língua Inglesa. É o caso da linguagem das Ciências (por meio do conhecimento, do pensamento científico, crítico e criativo, da argumentação e da comunicação), das Artes (que engloba a literatura, a sensibilidade estética, a música, as artes visuais, o teatro e a dança etc).

“Entendemos a escola como um espaço de produção cultural, enfatizando os recursos mobilizados pelos estudantes para interagirem com o mundo, não apenas a língua que utilizam para a interação”, explica Amanda. Assim, o USchool visa desenvolver sujeitos imersos no hibridismo cultural do nosso tempo e permeáveis às linguagens que os constituem, isto é, sujeitos que transitam de uma língua à outra como uma prática comum.

Por meio da diversidade de temáticas abordadas e pela experimentação, o estudante do USchool busca formas de se expressar e se constituir como sujeito falante em Língua Inglesa, com a possibilidade de criar novos modos de intervir em nossa realidade social.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos