Um dos ícones do basquete feminino de seu tempo, a ex-pivô da seleção brasileira Vânia Hernandes, que jogou ao lado de feras como Hortência e Magic Paula, é professora de Educação Física e treinadora das equipes de Basquetebol do Colégio Uirapuru. Medalhista de ouro nos jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, nossa professora disputou, pelo esquadrão verde-amarelo, os jogos olímpicos de Barcelona, na Espanha, no ano seguinte.            

   Vânia dedicou sua vida ao Esporte e sua dedicação foi reconhecida em muitos momentos. Um dos mais emocionantes, segundo ela, foi quando em 17 de julho de 2016, a convite do Comitê Olímpico Brasileiro, ela conduziu a Tocha Olímpica Rio 2016, em sua passagem por Sorocaba.

   Infelizmente, nas Olimpíadas de Tóquio, o Brasil não conseguiu classificar representantes para a modalidade. Essa é a primeira vez, desde a participação de nossa atleta olímpica, em 1992, em Barcelona, que o basquete feminino brasileiro fica de fora da disputa dos jogos. Torcemos para que a próxima geração de atletas, devolva a seleção canarinho ao panteão do esporte.

   No que depender de nossa professora, Vânia Hernandes, o futuro da seleção está garantido. Com o fim de sua carreira no esporte, nossa atleta olímpica voltou o seu talento, disciplina e dedicação ao mundo acadêmico. Hoje divide, nas quadras do Colégio, sua experiência de atleta de alto desempenho com nossos alunos, que têm o privilégio de serem orientados pela esportista, que é também mestra e doutoranda em Educação Física, com graduação na área, além de outra em Pedagogia.

Confira um depoimento emocionante da nossa querida Profa. Vânia Hernandes:

 

Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos