Férias: dar um tempo para desfrutar do tempo

 

Tenho um livro sobre águas e meninos.

Gostei mais de um menino

que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira

era o mesmo que roubar um vento e

sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. (...)

A mãe reparou que o menino

gostava mais do vazio, do que do cheio.

Falava que os vazios são maiores e até infinitos. (...)

Com o tempo descobriu que

escrever seria o mesmo

que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu

que era capaz de ser noviça,

monge ou mendigo ao mesmo tempo…

(Manoel de Barros)

 

Os versos, que iniciam este texto, são fragmentos da poesia "O menino que carregava água na peneira" e podem nos remeter ao propósito das férias, período de descanso do corpo e da mente, período de parada como possibilidade para retomada das energias.

Férias, momentos de descanso para desligar a rotina e, quem sabe, "carregar água na peneira"?

Neste movimento de "desligar" da rotina, seja da escola ou do trabalho, o tempo se mostra como um elemento fundamental. Como aproveitar o tempo num período em que não precisamos ir à escola ou ao trabalho? Podemos começar com a possibilidade de acordar e dormir um pouco mais tarde, tomar um café da manhã um pouco mais demorado…

O importante é usar o tempo para mudar a rotina, arriscando fazer coisas simples e novas, lançando mão da criatividade… Quem sabe construir brinquedos, inventar jogos, lembrar de brincadeiras antigas, olhar fotografias e relembrar histórias já vividas, pegar o velho caderno de receitas e se arriscar na cozinha…

Férias, tempo para viajar? Com certeza! Mas de fazer viagens como peregrinos e não como turistas. Os peregrinos contemplam as paisagens, desfrutam dos diferentes sabores das comidas típicas, descobrem as miudezas dos lugares… Os turistas, não querem perder nenhum roteiro/passeio programado para garantir que visitaram os lugares indicados, fotografam/filmam e olham os lugares, as paisagens pela lentes do celular...

Férias, investimento no próprio bem-estar do corpo e da mente! Tempo de desconectar um pouco da tecnologia e viver o momento presente junto de quem está ao nosso lado, viver as relações familiares por inteiro.

 

Férias, tempo de esvaziar a rotina e preenchê-la com a surpresa das novas possibilidades, aproveitar os ventos do inverno e "sair correndo para mostrar aos irmãos".

 

Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos