Desde 2002 o Colégio integra o PEA (Programa das Escolas Associadas) 
O Colégio Uirapuru é a única escola em Sorocaba (SP) que integra o Programa das Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A parceria já dura quinze anos. O Programa está presente em aproximadamente 130 países, foi lançado em 1953 e tem como objetivo fortalecer o papel da educação escolar na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Colégio Uirapuru tem enraizado em sua proposta a valorização da ética, do respeito, cultura de paz, sustentabilidade, respeito à diferenças e à multiculturalidade. Esse trabalho é realizado sob responsabilidade, das coordenadoras e dos professores do Colégio. Em 2007, a partir da liderança da Sra. Mirian Tricate no PEA, diretora do Colégio Magno e representante da Unesco no Brasil, intensificamos nossas ações”. Em tempos de globalização, o mundo sofre com a nova demanda de problemas: desigualdade social, degradação do meio ambiente, exclusão, racismo, fome, desemprego e analfabetismo. Ter a Unesco ao nosso lado, permeando temas e discussões, nos auxilia na educação e na construção de seres humanos comprometidos com valores. Nos sentimos seguros em trilhar este caminho, explica a coordenadora do Colégio Uirapuru, Maura Bolfer.
O PEA é quase tão antigo como a própria Unesco, foi criado no pós-guerra para estender os objetivos de paz dessa organização mundial na área da Educação. É um braço fundamental neste trabalho, pois a Unesco parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida. Todos os anos, o PEA estimula projetos inovadores e criativos ligados a um tema central.
A coordenação do Colégio Uirapuru participa do encontro anual das escolas associadas para tratar das diretrizes gerais e avaliação de projetos, sempre com foco nas perspectivas para o próximo ano. "Todo início de ano, antes da volta às aulas, o Colégio Uirapuru define sua temática a partir das sugestões do PEA-Unesco. São atividades e encontros, que fazem com que os alunos reflitam sobre assuntos importantes. É possível conversar e colocar em prática ações que reflitam positivamente na vida dos nossos alunos. Se tratam de temas de relevância social, sempre promovendo a consciência de cidadania” explica a coordenadora.
Segundo a organização, não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco ou pelas escolas associadas. Toda escola associada recebe um certificado internacional, materiais produzidos pela Unesco e a oportunidade de participar de concursos internacionais lançados pela Unesco ou outra instituição a ela ligada. O principal benefício é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, sempre trocando informações e compartilhando projetos e ideias. Esse esforço catalisa e repercute positivamente nas escolas, que ampliam seus trabalhos na difusão, em todas suas formas, da cultura pela paz.

 

 

Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos