O encontro comemora os 30 anos do Colégio Uirapuru e discutirá a vida de Monteiro Lobato 


No dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h30, inaugurando o Auditório Uirapuru, localizado no Conjunto 1, bloco E, realizaremos um bate-papo com Marisa Lajolo, uma das autoras da obra “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia”, da Companhia das Letrinhas. Marisa é pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária. É considerada a principal referência brasileira na obra de Monteiro Lobato. Em 2009, em parceria com João Luis Ceccantini, organizou a obra “Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (Editora Unesp/Imprensa Oficial), eleita pelo Prêmio Jabuti o melhor livro de 2009 na categoria não ficção. Em 2012, seu livro “Gonçalves Dias”, o poeta do exílio (FTD) foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. 

 

Na obra "Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia” as autoras Marisa Lajolo e Lilia Moritz Scwarcs colocam Monteiro Lobato como o narrador de sua própria história. Ele conta, por sua perspectiva, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia e tantos outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo foram criados. Narrado em primeira pessoa, o editor, empreendedor, escritor e fazendeiro conta sua vida às crianças e não foge das questões polêmicas relacionadas a ele. A obra possui um projeto gráfico cheio de imagens e documentos raros como fotos de Lobato e sua família, cartas do escritor para a mãe e ilustrações das primeiras edições dos livros do Sítio do Picapau Amarelo. O livro é considerado uma obra indispensável para quem quer conhecer a vida do maior autor da literatura infantil brasileira. 

 

A inauguração do Auditório Uirapuru faz parte das comemorações dos 30 anos do Colégio. O novo prédio conta com diversos espaços de aprendizagens e o Auditório Uirapuru. O Auditório é um espaço destinado para apresentações artísticas, rodas de conversas, encontros literários e musicais. Enfim, atividades e encontros que fomentem o compromisso do Colégio com o desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais de toda comunidade Uirapuru. 

 

Clique aqui e faça sua inscrição.