Na semana que antecede o Carnaval, o Colégio Uirapuru está em clima de festa. Os festejos aconteceram durante toda a semana do dia 25 de fevereiro. Com o tema “Uirapuru 30 anos”, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental produziram camisetas e abadás, ensaiaram as tradicionais marchinhas e criaram os gritos carnavalescos, elaborados pelos próprios alunos. O Professor de Música, Rafael Valim, reforça a importância de apresentar clássicos da maior festa popular brasileira. “Marchinhas como Bandeira Branca, Cidade Maravilhosa, Allah-la-ô estão presentes. Mas neste ano temos um motivo muito especial para festejar: os 30 anos do Uirapuru. Colocamos a música “Uirapuru 30 anos” em ritmo de marchinha, as crianças adoraram, já virou o hit do Colégio em 2019”, explica Rafael.As crianças da Educação Infantil fizeram desfiles com os instrumentos pelo prédio da Secretaria e depois brincaram com confetes ao som das marchinhas no ginásio. No Ensino Fundamental, os alunos usaram toda criatividade na elaboração de gritos e marchas. Com os instrumentos feitos pelos alunos, o som ritmado pelas tambores e chocalhos tornou a festa ainda mais contagiante. No conjunto 2, os alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º anos tiveram um  término de aula diferente: ao som das marchinhas foi possível entrar no clima da maior festa popular brasileira.Neste ano, as crianças produziram os bonecos mamulengos (fantoches tipicamente nordestinos, especialmente produzidos no estado de Pernambuco). Foram criados personagens que fizeram história no Colégio, como Tio Arthur, Flora, Tia Glaucí, Tia Maura, Prof. Gê, Tia Fernanda, Tia Angélica e Dona Nilza. “Tem sido muito gratificante ver nossa história. Os alunos trouxeram um resgate emocionante”, afirma Maura Bolfer, coordenadora do Colégio. Em todos os preparativos, a equipe Uirapuru mostra aos alunos importantes valores como respeito, valorização das pessoas e da cultura brasileira, cooperação, compromisso e responsabilidade. Neste ano, todas as camisetas produzidas pelos alunos ficarão no Colégio e serão aproveitadas durante todo o ano em atividades artísticas.Confira alguns momentos do Carnaval 2019 no Uirapuru: