Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I trouxeram solidariedade e acalento para as vítimas da tragédia em Brumadinho, onde uma barragem da Vale se rompeu no dia 25 de janeiro, vitimando centenas famílias. Em parceria com o Jornal Joca, os alunos se sensibilizaram com a tragédia e buscaram ajudar de alguma maneira, optaram por escrever cartas. As cartas serão enviadas para escolas da cidade mineira, levando palavras de conforto, esperança e fé. O Projeto Linguagens contempla as práticas sociais de leitura e escrita como comunicação e interação, sendo trabalhada na escola em forma de aprendizagem significativa.
O caso Brumadinho foi abordado de maneira multidisciplinar a partir da leitura da notícia no Jornal Joca. Entre as atividades foram escritas as cartas, leitura das notícias em inglês, observação da repercussão internacional, estudo de números como capacidade da barragem, velocidade dos rejeitos, quantidade de pessoas desaparecidas, altura da lama acumulada, entre outros.Acontecerá ainda um debate com os alunos sobre as mentiras e exageros que circulam na web. A diretora executiva do Jornal Joca, Stéphanie Habrich, participará de uma videoconferência, conectando-se da redação do Jornal em São Paulo, diretamente com os alunos, em Sorocaba. Ela alertará sobre as Fake News. Em Ciências, o assunto do bimestre será mineração, com informações sobre minérios, sua exploração, transformação em produtos do dia a dia, responsabilidade e a importância monetária na importação e exportação.

A finalização do projeto se dará com um vídeo que será veiculado para os alunos do Colégio Uirapuru.
Parabéns, aos alunos pela sensibilidade e empatia diante desta tragédia!