Encerramento foi marcado pela união e garra das equipes

Neste sábado, 19 de outubro, aconteceu o Encerramento dos Jogos Uirapuru 2018. As equipes vencedoras foram: na categoria Masculina Tunísia (68 pontos), seguida de Senegal (59 pontos), Nigéria (53 pontos), Marrocos (49 pontos) e Egito (41 pontos); na categoria Feminina o primeiro lugar ficou com a equipe Nigéria (61 pontos), seguida de Egito (59 pontos), Tunísia (53 pontos), Marrocos (47 pontos) e Senegal (39 pontos). Com início no mês de março e com o tema "Igualdade e Sustentabilidade" os Jogos Uirapuru trouxeram uma série de práticas esportivas, estudo com pesquisas e troca de conhecimentos entre os alunos do 5º ano. A marcante presença das torcidas, formada por pais, irmãos e convidados trouxe entusiasmo, motivação e alegria para que o Encerramento fosse marcante. O evento teve início com um momento de aquecimento, alongamento e integração, na sequência a vibração com a entrada das equipes. A execução do Hino Nacional foi um momento de muita emoção, os alunos, sob a regência do Professor de Música Rafael Valin, cantaram e tocaram instrumentos feitos por eles mesmos. O batuque dos tambores, os chocalhos e a alegria dos alunos em cantar o Hino foi um momento inesquecível, arrancando suspiros de muitos.
O coordenador da Educação Física Prof. Roberto Vazatta reforçou a ideia de que os Jogos Uirapuru trabalham não apenas as atividades físicas, mas trazem valores importantes para a vida como lidar com o "ganhar e perder", ter espírito de equipe, de cooperação e aprender a lidar com as frustrações. Esses ganhos se tornam fundamentais para que a criança se torne um adulto sensato, capaz de lidar com suas emoções e provido de respeito ao próximo e empatia. Para finalizar, o ginásio recebeu competições de Arremesso, Cabo de Guerra e apresentações de Dança. A escolha do tema se baseou na Copa do Mundo Rússia 2018, um dos maiores eventos mundiais do esporte. A escolha foi trabalhar aspectos políticos, econômicos, geográficos, sociais e culturais dos cinco países africanos classificados para a Copa: Nigéria, Senegal, Tunísia, Marrocos, Egito.
O Projeto Jogos Uirapuru é interdisciplinar pois conta com o envolvimento da Educação Física, juntamente com as disciplinas de História, Geografia e Ciências, contando também com a Matemática nos estudos dos gráficos, porcentagens, estatísticas e cálculos; com a Língua Portuguesa nos momentos de escrita e revisão dos textos; e com Arte e Música nas representações da cultura africana.
Parabéns a todos os alunos do 5º ano pela participação nos Jogos Uirapuru 2018.
Confira alguns momentos: