Baixe e conheça o nosso Aplicativo Uirapuru

Autor e ilustrador pernambucano esteve em Sorocaba e falou sobre a importância dos livros para infância 

Em um ambiente informal, descontraído e exalando arte se deu o encontro com o autor e ilustrador pernambucano André Neves. Na quinta-feira, dia 17 de maio, André realizou a palestra "Esses livros para a infância" promovido pelo Colégio Uirapuru, em parceria com a Editora Brinque-Book. A palestra trouxe um panorama de como se dá o processo criativo na construção de um livro e a importância da leitura na transformação do ser humano.

Segundo o autor, os livros para a infância devem promover movimentos de transformação, inquietação e libertação. "Para entender o benefício que um livro traz é preciso amar os livros e é na infância que se aprende este sentimento. É nela, que se formam leitores", afirma André. Ele explicou que não escreve livro por tema, apenas conta histórias com início, meio e fim. Para ele, todas as coisas dos livros se transformam em tema nas cabeças das pessoas.

Sobre as ilustrações, André acredita que a experiência visual também é uma experiência leitora muito importante. “É preciso sentir e viver a arte quando vemos um filme na TV, uma fotografia, lemos um livro ou ouvimos uma música. A arte é fantasia. Se as pessoas não entenderem e vivenciarem a arte, a vida se torna muito chata", diz.

Em uma leitura pausada e carregada de entonação e emoção, André Neves deu o tom à sua nova obra Manu e Mila. Para os professores, ele não deixou de reforçar a importância de promover possibilidades de conhecimento através da leitura. "O formador, ao promover a leitura, abre um leque de outras possibilidades, transformando assim crianças em leitoras e críticas", explica.

 Sobre André Neves:

André Neves é um dos mais renomados ilustradores da literatura infantil e juvenil da atualidade. Reconhecido internacionalmente, acumula prêmios importantes como Prêmio Luís Jardim, Prêmio Jabuti, Prêmio Açorianos, Prêmio O Sul - Correios e Telégrafos e o Prêmio Speciali, do concurso Lucca Comics e Games na Itália. Neves recebeu também, por parte de sua obra, selos "Altamente Recomendável", concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.