No dia 30 de agosto, o Colégio Uirapuru recebeu a CEO da Cia de Talentos, Maíra Habimorad, para ministrar a palestra “Vida Além do Enem”. A palestra trouxe um pouco mais sobre o panorama do mercado de trabalho, as inúmeras possibilidades e explicou como o Projeto Biruta - pertencente à Cia de Talentos -  auxiliará os alunos do Colégio Uirapuru. Estiveram presentes aproximadamente 200 pessoas entre pais, alunos, professores e coordenadores. A Coordenadora do Ensino Médio, Elaine Cobos, abriu o evento convidando todos os adultos para refletirem e auxiliaram os jovens neste momento tão delicado, repleto de escolhas, incertezas e ansiedade.
O Projeto Biruta possui uma plataforma, a mais utilizada nos Estados Unidos e adaptada para a realidade brasileira, com testes de habilidades e aptidões. Os alunos do Ensino Médio respondem aos testes e são orientados na leitura do relatório gerado pelas respostas escolhidas.
Inicialmente Maíra trouxe um panorama histórico, com as mudanças que fizeram com que o mundo se tornasse como é hoje. Ela mostrou para pais e alunos que a escolha da profissão é algo muito difícil de se fazer aos 17 anos. “ É muito delicado pensar que é preciso escolher uma profissão aos 17, 18 anos. O mundo vem passando por grandes transformações. Nenhuma decisão tomada agora é garantia total de sucesso. É preciso que os jovens se conheçam, que tenham apoio dos pais. Nós, da Cia de Talentos, juntamente com o Colégio Uirapuru estamos preparados para dar o melhor suporte para que eles consigam passar por este momento tão delicado”, explica.
Maíra falou da pressão sobre o ENEM e reforçou que esse exame é apenas uma ponte para se chegar do outro lado do rio. “A partir de hoje estamos começando um trabalho muito importante para que os alunos se conheçam. Escolher uma carreira é chegar a um lugar que não se conhece. Inicialmente, aplicaremos os testes do Biruta, faremos workshops para a leitura dos resultados, transmitiremos diversas as informações do mercado de trabalho e daremos continuidade com o trabalho de professores e orientadores do Colégio Uirapuru, que já têm vasta experiência no assunto”, explicou Maíra.