Baixe e conheça o nosso Aplicativo Uirapuru

Alunos, pais e funcionários do Colégio Uirapuru tiveram a oportunidade de ouvir Bernard Appy, um dos mais respeitados economistas do país, na noite do dia 13 de junho. Formado pela USP e mestre em Economia pela Unicamp, Appy é diretor do Centro de Cidadania Fiscal. O economista veio falar um pouco sobre a Reforma da Previdência proposta pelo Governo. O diretor do Colégio Uirapuru, Arthur Fonseca Filho, fez a abertura do evento e manifestou alegria em ver a participação de todos e o interesse pelo assunto. “O Colégio tem a responsabilidade de apresentar todos os assuntos, inclusive os delicados como este. Nossos alunos precisam entender o que acontece no Brasil e no mundo, principalmente neste momento em que o Brasil precisa de mudanças. Discussões como esta sempre são bem-vindas e salutares”, falou Arthur.  
Inicialmente, Appy fez uma ampla apresentação de como funciona o sistema previdenciário nos dias de hoje, quais as perspectivas se nada for feito e como ficarão com as mudanças propostas pelo Governo. Ele falou, principalmente, como funciona a Previdência Social no Brasil, sobre RGPS (Regime Geral de Previdência Social), RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e BCP/Loas (Benefício de Prestação Continuada). Segundo ele, é preciso fazer a mudança, se o sistema não for alterado, em alguns anos o Brasil viverá uma crise como a vivida pela Grécia, em que o país decretou falência. Segundo ele, 14% de todo o PIB Brasileiro é gasto com a Previdência e, o que já é um problema grave, tende a piorar, e muito, por conta do envelhecimento da população que cresce em um ritmo muito acelerado. “Em termos internacionais, o Brasil é uma caso totalmente fora da curva. Independente de qualquer ideologia política, se nada for feito o Brasil não poderá fazer nenhuma política pública, não haverá investimentos e o país tende a parar de crescer”, explica Appy. 
Ele mostrou as propostas e o que mudará para cada beneficiário. Alguns pais e alunos questionaram, deram suas opiniões e participaram do bate-papo. 
Confira alguns momentos.