formando pessoas que fazem a diferença no mundo.
Baixe e conheça o nosso Aplicativo Uirapuru

A festa junina no Colégio Uirapuru começa, aos olhos de seus sonhadores, muito antes de sua real comemoração.

Uma das primeiras coisas a serem pensadas é no repertório musical, de modo que esse traga uma experiência cultural à vida das crianças.

A partir desse foco deu-se a escolha pela valorização e apreciação artística do trabalho de Monteiro Lobato e o Sítio do Pica pau Amarelo (Ensino Fundamental I) do grupo “Meninos de Araçuaí” (Educação Infantil).

Cada vez mais temos trabalhado com nossos alunos a percepção, consciência da existência e respeito ao próximo. Entendendo que a escola pode contribuir para a formação de um sujeito em sua plenitude (aspectos cognitivos, sociais e emocionais).

Nos meses que antecederam a festa, as crianças da Educação Infantil (conforme a possibilidade da idade) assistiram a vídeos das apresentações desse coral do Vale do Jequitinhonha e as do Fundamental exploraram a história de Monteiro Lobato e as aventuras no Sítio do Pica Pau Amarelo.

Nas aulas de música exploraram os versos e experimentaram os ritmos e batidas com diferentes tipos de instrumentos musicais.

Dando completude à proposta, veio a elaboração dos adereços que comporiam as danças. A harmonia de todo esse sonho se deu quando, as professoras de expressão corporal, manifestaram em movimentos, passos e dramatizações as cantigas selecionadas.

Assim, ano após ano, os sonhos de uma equipe educadora (direção, coordenação, professoras sala/especialistas, auxiliares, funcionários da manutenção, limpeza, inspetores de aluno e administração) são construídos e realizados num trabalho que é feito por inúmeras mãos. Essa é a equipe do Colégio Uirapuru: que sonha e trabalha para formar sujeitos melhores para um mundo melhor!

Enfim... nosso sonho, mais uma vez tomou forma quando os alunos, atores principais da festa, entraram em cena valorizando o canto e a tradição do nosso povo brasileiro.

 

Arraiá 2016 do Colégio Uirapuru

 

Nem a chuva e o frio foram capazes de diminuir a empolgação dos alunos e familiares na Festa Junina 2016 do Colégio Uirapuru. A festa aconteceu nos dias 4 e 5 de junho e reuniu, além de toda equipe do colégio, alunos, familiares e as instituições.

O primeiro dia do evento ganhou cores vibrantes com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo (representada pelos alunos do Ensino Fundamental) e pelos (alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Em cada apresentação, os alunos demonstravam dedicação e comprometimento, enquanto os pais vibravam na arquibancada.

O segundo dia foi marcado pela fofura dos pequenos.  Os bebês do Berçário participaram de uma grande ciranda junto aos pais e os pequenos do Infantil representaram as crianças de Araçuaí. “A Festa Junina conseguiu atingir o objetivo de pensar na cultura brasileira, resgatando nossas raízes. Ficamos felizes ao ver o envolvimento das crianças e a participação das famílias, que acompanharam todo o processo de preparação e prestigiaram nosso evento”, comemora Maura Bolfer, coordenadora do Colégio Uirapuru.