No mês de agosto, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Uirapuru participaram de um Estudo do Meio que teve como foco o desenvolvimento físico e social das regiões por onde passa o Rio Tietê. Através de visitas às cidades de Porto Feliz, Salto e Barra Bonita, os estudantes puderam vivenciar os caminhos do Rio “que foge do mar”.

Na primeira parada, em Porto Feliz, a intenção era analisar aspectos geográficos e biológicos das rochas sedimentares, assim como saber mais da história do local através das Monções - sempre relacionando esses elementos ao Rio Tietê. Seguindo viagem em direção à Salto, os alunos tiveram contato com o problema da poluição, infelizmente tão presente nesse trecho do Rio.

Enfim, em Barra Bonita, os alunos desenvolveram conhecimentos através de estímulos variados como pensar a sustentabilidade através da Fazenda da Água Sumida, entender o trabalho do artesão, conhecer a produção de uma olaria e estudar o sistema de eclusa através de um passeio fluvial.

Mais do que informações, os alunos desenvolveram atividades que se relacionam tanto à sua individualidade – fortaleceram amizades, conheceram novos lugares, exercitaram a autonomia – como também com princípios coletivos, pois, enquanto seres sociais, todos precisamos pensar e agir de forma sustentável e cidadã.