10 de setembro foi um dia cheio de atividades e trabalho, mas especial para os nossos alunos do programa da High School. Tivemos a ilustre presença da Assessora de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Sorocaba, Giovanna Domingues Sanches, para tratar da pesquisa que os alunos fazem para o curso de Speech sobre a cidade de Sorocaba.

Mas o que o curso de Speech tem a ver com o estudo da cidade? A comunicação verbal e a fluência são dois dos maiores objetivos das aulas de Speech. Além de aprender sobre o processo de comunicação, dirigir informação de forma clara, expressar sentimentos e imaginação, os alunos são desafiados a produzir um discurso no papel de candidato a prefeito da cidade. Com isso, correm atrás de dados e estudam os problemas enfrentados pela cidade de Sorocaba. A partir daí, elaboram a fala e, como todo candidato, devem apresentar boas soluções para convencer o público e ganhar eleitorado.

O Colégio Uirapuru encaminhou as pesquisas dos alunos para Giovanna, que foi em busca de respostas e parecer para os problemas observados em Sorocaba. A assessora falou sobre a sua trajetória como estudante, profissional, contou sobre a experiência no exterior, além de esclarecer as questões e responder às dúvidas dos alunos.

“Eu não podia imaginar que a minha pesquisa iria parar na prefeitura”, comentou Diego Lopes Ponce, aluno da turma dos Sophomores, como chamamos o 2º ano do High School.

“Ter as respostas do nosso estudo e das perguntas que temos sobre a nossa cidade foi ótimo, mas o que mais gostei foi conhecer a maneira como o governo de Sorocaba funciona”, disse a aluna Anna Helena Mariucci, da turma dos Freshmen, assim chamados o 1º ano do High School.

Como ninguém é de ferro, depois das aulas do período da manhã e das aulas de High School no período da tarde, fizemos uma pausa para um coffee break americano, com hot dog, hambúrguer e donuts!