Os alunos do 5º Ano contam com uma ajuda extra para decifrar a Matemática: a Problemoteca - uma coleção organizada de problemas dos mais variados tipos, coletados pelos alunos, suas famílias ou pelo professor. Aprender a resolver problemas é a peça central para o ensino da Matemática. Hoje, as atividades relacionadas à esta disciplina devem buscar resolver não apenas os procedimentos e conceitos, mas também conter estratégias que contribuam no desenvolvimento de habilidades de pensamento, saber buscar informações, estabelecer possibilidades, entre outras atividades que possibilitam que o aluno pense e reflita.

A Problemoteca fica à disposição dos alunos e, sempre que há possibilidade, eles escolhem um problema para resolver e organizam as resoluções nos Painéis de Soluções. Nesses painéis, visualizam as mais variadas estratégias de resolução apresentadas e, dessa maneira, refletem sobre a estratégia do amigo, pensam de maneira diferente e aumentam o seu repretório de soluções.

Saber Matemática com propostas variadas auxiliam nesse processo de aprendizagem. Toda a coletânea de problemas resolvidos ao longo do ano letivo é organizada no Processofólio de Resolução de Problemas, que pode ser acompanhado pelos pais. Neste arquivo, os pais verificam as evoluções e conquistas dos filhos na enigmática tarefa de Resolver Problemas.

Confiram algumas imagens para entender como funciona nossa Problemoteca: