Na última semana de Maio, os alunos dos 6º Anos e 7º Anos do participaram de debates; cada série com seu tema específico e de acordo com o que estudaram nas aulas de História e Geografia. O 6º Ano teve como tema “Olho por Olho, Dente por Dente” – Lei de Talião. A professora previamente apresentava o tema e, em sala, a turma se dividia: de um lado quem era a favor, do outro quem era contra e, no meio, os indecisos. No debate sobre a Lei de Talião, o foco principal foi a violência. Muitos adolescentes defenderam que é impossível ensinar o que é certo se dermos continuidade aos erros, outros mais inconformados com a situação em que vivemos afirmaram que o criminoso deve ser penalizado e sentir na pele o que causou.

No debate do 7º. Ano o tema foi: Humor tem limite ou não tem limite nenhum? Nesse tema os alunos discutiram até que ponto o humor é saudável, sem agredir o outro e provocar situações até de “Bullying”. Em uma das turmas, a maioria das meninas era a favor do limite e respeito e os meninos acreditavam que o humor é apenas uma forma de fazer o outro rir.

O objetivo desta atividade, segundo a Coordenadora do Fundamental II, Patrícia Olmedo, é que os alunos falem, que aprendam a argumentar e defender suas ideias. “Os temas são estudados dentro de sala de aula e aqui eles podem defender suas ideias, aprendem que podem mudar de opinião; prestam atenção no que o outro fala e aprendem a argumentar. Isso é um aprendizado para a vida”, explica.

Confira algumas fotos dos Debates: