Por meio de inúmeros projetos, o Colégio Uirapuru incentiva as manifestações e expressões artísticas

Em um mundo digital, líquido, cada vez mais superficial é preciso tempo para apreciar e produzir arte. A arte se torna essencial na construção de um ser humano sensível, capaz de unir racionalidade e emoção. Movimentos artísticos como música, cinema, teatro, literatura, pintura, artesanato, artes plásticas podem ser considerados dons, mas segundo a professora de Arte do Colégio Uirapuru, Marina Tranquilin, eles também demandam prática, interesse e vontade em expor a criatividade. Neste ano, o Colégio Uirapuru realizou muitas atividades que valorizaram o processo criativo, a equipe de Arte é formada por três professoras: Adriana Stefani Pacheco, Denise Sarmento e Marina Tranquilin. Eventos como Gincana, Festa Junina, Jogos Uirapuru, Cursos Livres, Momento Família, Festival das Letras, Sarau e diversas exposições trouxeram manifestos de emoções que tornaram 2018 um ano muito especial artisticamente falando.
Professora Marina ministra aulas no Ensino Fundamental I, II e na Eletiva de Fotografia do Ensino Médio. É formada pelo Centro Universitário Belas Artes e trabalhou por muito tempo com cenografia em televisão. “Essa minha experiência com TV agregou para o desenvolvimento do trabalho tridimensional dos alunos. Os projetos multidisciplinares nos possibilitam enriquecer todas as apresentações com uma arte pensada, estudada e motivada por resultados positivos, muitas vezes até de superação”, explica. Segundo ela, com o passar do tempo e o amadurecimento emocional, os alunos conseguem identificar o quanto a arte ganha importância e sentido na comunicação. No Colégio, as manifestações artísticas têm início no Berçário, onde os bebês acompanham as histórias dos livros, as músicas e fazem arte com tinta à sua maneira.
A coordenadora do Colégio, Maura Bolfer, complementa o incentivo artístico na vida dos alunos. “A arte é capaz de ampliar a visão de mundo, entender épocas, tradições e povos. Com novos olhares, esses alunos aprendem a respeitar, cada vez mais, a diversidade do ser humano e seus movimentos. O Colégio acredita que estimular a vivência artística proporciona ao aluno sensibilidade e um novo olhar diante do mundo”, reafirma Maura.
Para Marina, grande parcela do que é produzido é um espelho do que já foi vivido e experimentado. “Mesmo vivendo em uma rotina tão estressante, é importante que os pais também tenham tempo para contemplar a vida ao lado dos filhos. A arte está em tudo: ao ouvir uma música, observar toques específicos, assistir a um filme, dançar, olhar para a cidade. Atividades simples como essas escondem detalhes... que merecem atenção e tempo. O contato entre pais e filhos, ao olhar e observar as coisas da vida trazem momentos únicos de cumplicidade e ainda despertam sensibilidade; e sabemos que o mundo precisa cada vez mais disso”, conclui Marina.