Mais novo espaço de convivência é destinado para todas as crianças do Colégio

A Praça Uirapuru é o mais novo espaço de convivência do Colégio Uirapuru. Inaugurado recentemente, a ideia é que todas as crianças compartilhem de momentos de exploração motora e, principalmente, de brincadeiras que estimulem a criatividade por meio da imaginação. O espaço foi projetado pelo designer Marcelo Silvani, que se baseou na solicitação da equipe pedagógica, juntamente com alguns conceitos da abordagem de Reggio Emilia. A ideia é ter MOVIMENTO, uma extensão da sala de aula, onde equipe pedagógica e alunos contemplem vários ambientes e diversas possibilidades.
"Nossa ideia é que os ambientes se transformem sempre. De acordo com as propostas, as professoras podem intervir e as crianças têm toda liberdade para criar e imaginar”, explica Gabriela Plens, coordenadora da Educação Infantil. A Praça Uirapuru é composta de Teatro, Praça, Labirinto, Praia e Jardim. A decoração utiliza desenhos criados pelos alunos do Colégio, redimensionados e cortados em madeiras brutas. Os temas são figuras humanas, frutas e animais... colaborando ainda mais para nasceram grandes histórias e contos.
Gabriela explica que na Educação Infantil a brincadeira é a representação da realidade. Ter um espaço como este possibilita que a criança traga toda representação do que vive e de como vê o mundo. "Durante o faz de conta, a linguagem é explorada em diferentes aspectos. Os interlocutores usam diferentes entonações, apresentam situações vividas e dividem com os amigos novas experiências. Buscamos sempre incentivar a brincadeira, o faz de conta como fator de destaque no desenvolvimento intelectual. A Praça Uirapuru é mais um espaço para explorarmos todo o potencial da vida na Educação Infantil” explica Gabriela.
Neurologista e psicólogo suiço especializado em desenvolvimento infantil, "não há nada mais sério que uma criança brincando" como disse Édouard Claparède.
Conheça a Praça Uirapuru: