O professor e pesquisador da Unicamp, Márcio Cataia esteve na última sexta-feira, 14 de setembro, para um encontro com os alunos do Ensino Médio. Sua palestra teve como tema “Geopolítica e Soberania no Brasil no início do Século XXI: perdendo o controle”. O professor trouxe um panorama de como o mundo tem sofrido mudanças em um curto espaço de tempo. Cataia afirma que com a rapidez que acontecem mudanças ligadas à geografia, política e economia, os países acabam perdendo o controle de algumas situações. Segundo a professora de Geografia do Colégio Uirapuru Aline de Aquino, o objetivo da palestra era trazer para os alunos do Ensino Médio o assunto Globalização e Soberania a partir de um novo olhar, com uma linguagem acadêmica e mais elaborada. Segundo ela, o assunto já é muito presente na grade curricular do Ensino Médio por isso a importância de uma apresentação que agregasse fatos e exemplos atuais.
Prof. Marcio abordou como os países conseguem adquirir soberania, a partir do controle das mídias e do controle sobre outros territórios, como as guerras. Para ele, a soberania tem sido cada vez mais difícil de se sustentar dada a coletividade das informações, das negociações entre as empresas e até mesmo entre os países. Ao final, alguns alunos puderam tirar suas dúvidas e fazer comentários sobre o tema.
Confira alguns momentos do Prof. Márcio Cataia em palestra para o Ensino Médio: