Estudo do meio possibilitou que adolescentes entendessem a importância de conhecer melhor nossa história

Durante o mês de agosto, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram de um Estudo do Meio realizado no litoral paulista. Lá, conheceram aspectos históricos, geográficos e biológicos das cidades de Santos, São Vicente e Bertioga.
A aventura começou em Santos. Andando pela orla e pelo porto, os alunos tiveram acesso a conhecimentos referentes à ocupação do território: a importância da navegação, as curiosidades sobre as construções, a poluição. Durante a tarde, visitaram o centro histórico e o Museu do Café, onde tiveram um contato com esse capítulo tão significativo da história do Brasil.
No segundo dia, as atividades foram na cidade de Bertioga. Os alunos conheceram o forte, um dos mais antigos do nosso país. Nesse mesmo dia, um momento muito importante: a vivência na aldeia indígena do Rio Silveira. Recebidos pelos habitantes da comunidade, os alunos tiveram acesso aos costumes locais, conversaram sobre os hábitos locais com a filha do pajé, assistiram uma apresentação de seus rituais, participaram de oficinas de arco e flecha, pintaram o corpo e degustaram comidas típicas como tapioca e palmito assado com mel.
No terceiro dia, também na cidade de Santos, os alunos foram ao Engenho dos Erasmos, cujas ruínas contam muito da nossa história. Por fim, subiram de bondinho ao Monte Serrat, conheceram a história dos moradores e, através da vista privilegiada, estudaram mais sobre o relevo da região.
Assim, terminou o Estudo do Meio dos alunos do 6º ano. A viagem pedagógica cumpriu com seu propósito: aprofundar conhecimentos percebendo a importância da região na construção do Brasil, viver novas formas de aprendizagem, desenvolvendo sempre a autonomia e o respeito à diversidade.
Confira alguns momentos: