Jornalista conversou com os alunos do Ensino Médio

Na manhã de terça-feira, 21 de agosto, os alunos do Ensino Médio receberam o jornalista Antônio Gois, colunista do O Globo e comentarista do Canal Futura, para um bate-papo na palestra “Discussão em alto nível”. O jornalista, especializado em Educação, trouxe uma reflexão muito importante: como educar para a democracia. No início, Gois mostrou profunda alegria em estar entre os jovens e poder, de alguma maneira, inspirar e motivar para que eles possam mudar a realidade da democracia em nosso país.
Segundo Gois, as pessoas de hoje estão perdendo a capacidade de diálogo. Ele acredita que muito disso se dá por conta do viés de confirmação, ou seja, o ser humano tem a tendência a interpretar ou pesquisar informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais; com dificuldade de ponderar se está certo, de ouvir outras hipóteses, caminhos e estudar diferentes possibilidades.
Gois falou também sobre os perigos da Inteligência Artificial, muito usada pelas redes sociais, ao atrofiar a visão da realidade. “Sites de busca muitas vezes nos levam sempre para os mesmos caminhos, verdades já vistas. É preciso entender e estudar as diferenças. A construção de um consenso exige um diálogo muito maior, qualifica as argumentações. Entendam que a adversidade nos faz mais inteligentes”, afirma Gois. Alguns alunos participaram com observações importantes e questionamento sobre casos polêmicos como, por exemplo, o Movimento Escola Sem Partido. A palestra “Debate em alto nível” faz parte de uma série de atividades que buscam que os jovens aprendam a dialogar acerca de diferentes temáticas, sempre respeitando as adversidades de opiniões.
Confira alguns momentos da palestra de Antônio Gois para os alunos do Ensino Médio: