Localizado no município de Cananeia, extremo sul do litoral paulista, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso possui mais de 15 mil hectares de Mata Atlântica, representando uma das principais áreas preservadas desse bioma, quase extinto. Foi neste cenário que os alunos do 7º ano viveram momentos de descobertas, aprendizados, alegria e diversão durante a Viagem de Estudo do Meio, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio.
O local apresenta uma incrível variedade de ambientes para o desenvolvimento de estudos do meio nas disciplinas de Ciências, História e Geografia, além das praias, costões, dunas, restingas e o manguezal – tão aguardado e "temido" pelos jovens visitantes – percebemos elementos que mostram a ocupação do território, através da visitação a um Sambaqui e ao Centro Histórico de Cananeia.
Vestidos para a aventura, os alunos acordaram cedo, dividiram-se em grupos e partiram, guiados por professores e monitores, rumo à exploração de toda a beleza, diversidade e informação escondidas entre trilhas e marés. Todo perfil da planície litorânea foi estudado - e experimentado - pelo grupo: formações rochosas, fauna e flora, ocupação humana e impactos ambientais. Orgulhosos e cobertos de silte concluíram com sucesso a travessia do manguezal e terminaram o dia aprendendo a pescar.
Guiados pelos relatos e "causos" do povo caiçara, a turma conheceu também a produção de ostras, de farinha de mandioca e de artesanato na comunidade Mandira, de origem quilombola.
Tão rara quanto a Mata Atlântica, foi a experiência. Seus laços, relatos e superações. Confira alguns momentos: