A escola deve pensar a boa educação ao oferecer às crianças e adolescentes aprendizagens teóricas e práticas, desenvolvimento emocional e afetivo, além de propor hábitos de vida saudável como a prática de atividades físicas. Pensando nisso, as atividades físicas ganham destaque porque ajudam no desenvolvimento físico, promovem bem-estar, produtividade e equilíbrio emocional. Além das aulas regulares de Educação Física, os alunos do Colégio Uirapuru se dedicam ao esporte participando de aulas extras no período da tarde e durante os treinos para as tradicionais Gincanas do Colégio e disputa em outros campeonatos.
As atividades físicas se iniciam desde o Berçário para desenvolver e aprimorar a coordenação motora das crianças. Na infância é muito importante essas atividades, pois facilitam diversos movimentos e habilidades, tornando-os adultos mais habilidoso e ágeis. É comprovado que a atividade física, se praticada desde cedo, fortalece músculos e estruturas ósseas, a força física também se torna mais resistente.
Segundo Roberto Vazatta, coordenador da Educação Física no Colégio Uirapuru, além de todos os benefícios físicos que o esporte traz, não se deve esquecer do ganho emocional. "Durante a prática esportiva, as crianças trabalham o "ganhar e perder", isso faz com que eles encarem a vida de uma maneira mais leve, sabendo lidar com as perdas e frustrações. Durante uma competição, o esporte exige o respeito ao adversário e essa aprendizagem é essencial para que se tornem adultos tolerantes. Outra questão muito importante é aprender a trabalhar com espírito de equipe. Esse espírito mostra que para vencer é preciso união, os alunos de todas as faixas etárias aprendem a se relacionar melhor com os colegas, professores e em família. Os pais e a escola devem oferecer o esporte como uma fonte segura na formação integral de seus filhos”, completa Roberto.