Palestras com Nethics Educação Digital trouxe informações e momentos de reflexão sobre o uso responsável da internet

No dia 28 de março, os alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma manhã importante, com informações e dicas voltadas para o início do projeto #comportamentoemrede. A equipe da Nethics Educação Digital esteve no Colégio Uirapuru para falar com os alunos de 6º a 9º anos. Dra. Alessandra Borelli ministrou as palestras "Os perigos da internet - ora vítimas, ora infratores" para alunos de 6º e 7º anos e "Aprendendo sobre direitos autorais: amanhã o autor pode ser você (e por que não hoje?)" para alunos de 8º e 9º anos.
Os alunos de 6º e 7º anos conversaram sobre os riscos de compartilhar fotos e vídeos íntimos, promover calúnias, injúrias, difamações e preconceitos. A palestrante mostrou por meio de casos reais, muitos até conhecidos pelos alunos,  os prejuízos morais e algumas decisões judiciais que esses comportamentos equivocados geraram. A palestra foi dinâmica e contou com a participação dos alunos por meio de informações ou questionamentos.
Os 8º e 9º anos refletiram sobre as facilidades e o perigo do famoso “Ctrl C”/”CtrlV”. Segundo Dra. Alessandra, o conteúdo disponível na rede não é conteúdo livre de direitos autorais, sendo sempre necessário indicar a fonte e a autoria. Com o tema, os adolescentes entenderam que a utilização adequada da internet poderá ser um diferencial em suas vidas.
Confira alguns momentos das palestras: