Como um evento se tornou algo tão marcante na vida de alunos e ex-alunos?

Na última semana de fevereiro, o Colégio Uirapuru comemorou 29 anos. Ao longo desta história, a Gincana Uirapuru se tornou uma das marcas registradas do Colégio e, com certeza, o evento anual mais aguardado pelos alunos participantes.  São 25 anos de crescimento, empenho e paixão por todos os envolvidos. Neste ano, a Gincana reuniu aproximadamente 600 alunos, dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio. O tema foi “Vivemos o que aprendemos” – tema trabalhado durante todo o ano pela escola.
Desde a primeira semana de aula, a Gincana é assunto em todas as rodas de conversa. Organização de equipes, criações baseadas no tema, reuniões e ensaios fazem parte da rotina pré-gincana.  Mas por que a Gincana se tornou algo tão sonhado, tão aguardado e tão desejado pelos alunos Uirapuru? O coordenador da Educação Física, Professor Roberto Vazatta, explica que a Gincana é um momento único na vida escolar. “A Gincana Uirapuru se tornou uma marca registrada do Colégio. Os alunos sonham com a chegada ao 8º ano, pois aí sim participarão da Gincana. Percebo uma vontade de vencer muito grande, mas o aprendizado entre eles é algo inacreditável. Nesta fase se faz primordial que adolescentes aprendam que trabalhar em equipe é muito mais produtivo, é preciso ter responsabilidade, estar resilientes, planejar para conseguir cumprir tarefas, lidar com imprevistos e solucioná-los e, ainda, aprender “na pele” o velho ditado popular “a união faz a força”. Essas aprendizagens são levadas para a vida. Ex-alunos nos contam que esse é um dos momentos mais marcantes na vida escolar, muitos deles guardam por anos a camiseta desenvolvida para a Gincana. Tudo isso se torna muito gratificante para a equipe Uirapuru”, conta emocionado Beto, como é carinhosamente chamado pelos alunos.
São 32 provas divididas em quatro grupos: atividades esportivas, artísticas, culturais e solidária. Na prova solidária, os alunos fazem arrecadações de acordo com a necessidade de cada entidade e uma ação interna com as pessoas assistidas, podendo ser artística ou cultural. Geralmente essas entidades assistenciais atendem idosos, adolescentes ou crianças. Nesta prova, muitos pais acompanham o trabalho das equipes e participam da visita. “Temos muita alegria em ver que a Gincana Uirapuru tem uma participação ativa dos pais, essa união durante a prova solidária e nas apresentações trazem uma força muito grande à vida escolar dos alunos. Percebemos também manifestações artísticas, políticas e culturais desses alunos, que já demonstram uma visão crítica do mundo. Isso tudo é muito necessário e saudável na formação do ser humano”, explica Maura Bolfer, coordenadora do Colégio Uirapuru.