No mês de Abril aconteceu a primeira etapa da pesquisa dos Jogos Uirapuru, neste ano com o tema Diversidade dos Biomas. Nessa primeira etapa os alunos coletaram dados com a finalidade de adquirir novos conhecimentos sobre o tema abordado e enriquecer a pesquisa do trabalho a ser feito.

Os encontros aconteceram na Biblioteca e, seguindo o roteiro de pesquisa e orientações da professora, os alunos exploraram diversos livros e revistas (previamente selecionados) em busca das informações necessárias.

Enquanto manuseavam o acervo, o espírito de equipe esteve presente. O aluno que encontrasse o tópico da pesquisa do amigo, já indicava o livro; em outros momentos os alunos dividiram até o mesmo livro. A troca de experiência entre os alunos foi notada desde o momento da triagem de livros e revistas, passando pelos momentos da leitura e na interpretação dos textos.

Durante esses encontros, o trabalho se baseou em procurar o tema no índice, ler os textos, interpretar, unir informações de diferentes fontes e registrá-las. Os alunos se mostraram empolgados e perceberam que a cada dia crescia o interesse e o entendimento pelo assunto. Para dar continuidade ao trabalho, os professores avisarão com antecedência as datas dos próximos encontros.

Fonte: Professora Gisele do Prado - 5º ano