Trânsito consciente será o primeiro assunto abordado
O tema deste ano do Colégio Uirapuru “Vivemos o que aprendemos” está baseado na premissa de que não basta adquirir conhecimentos, é preciso transformá-los em valores e vivências reais. Bons exemplos podem nortear cidadãos para que vivam o que aprenderam. Por isso, é importante destacar o protagonismo de cada um: família, professores e alunos. Cada um assume o papel de aprendente autônomo, a partir de reflexões sobre experiências de aprendizagem. Essas experiências se concentram em observar, refletir, formalizar conceitos e valores e, assim, aplicá-los na vida, no cotidiano.
Todo início de ano letivo, o Colégio Uirapuru destaca a importância do “Trânsito Consciente”. Com intenso movimento de carros no entorno do Colégio, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos, é importante reforçar para toda comunidade o respeito às leis de trânsito. Evitar parar em fila dupla, em cima da faixa de pedestres, respeitar os limites de velocidade, prestar atenção na movimentação de crianças brincando, são atitudes que geram maior segurança para motoristas e pedestres.
Quando dizemos que “Vivemos o que aprendemos”, queremos dizer que colocamos em prática, isto é, em nosso fazer cotidiano, inclusive no trânsito, tudo aquilo que realmente aprendemos, seja pelo exemplo, pela compreensão de um conceito, pela reflexão realizada. É nesse movimento que vamos nos constituindo, sendo autores de nossa própria história, numa relação sempre dialógica com o conhecimento e com as pessoas com as quais convivemos.
Nesse sentido, precisamos pensar nas ações educativas orientadas para a ação, de modo que os alunos se tornem protagonistas de suas vidas, que tenham experiências concretas, que observem e reflitam, que construam conceitos e que os apliquem em novas situações. Acreditamos que o tema “Vivemos o que aprendemos” atende a necessidade de inspirar novas atitudes comportamentais, num trabalho coparticipativo, colaborativo e co-responsável entre família, colégio e alunos.