A atividade física e a prática esportiva está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Diante desta teoria, muito difundida pelo educador francês Henri Wallon, a equipe de professores de Educação Física do Colégio Uirapuru acredita na importância do esporte para o desenvolvimento completo da criança e do adolescente. No Colégio Uirapuru, as atividades físicas começam logo cedo, os bebês do Berçário começam a fazer aulas de natação com a participação dos pais, na Educação Infantil as crianças praticam atividades três vezes por semana, em um dia fazem a aula de Educação Física, no outro a Recreação - onde fazem atividades na quadra e expressão corporal, e no terceiro praticam natação ao lado dos professores. A partir do Ensino Fundamental I continuam com aulas de Educação Física e começam a iniciação esportiva em equipes de vôlei, basquete, handebol e futebol.
“O trabalho de inserir a atividade física na vida das crianças do Uirapuru começa cedo, assim que elas chegam ao Colégio. Trazemos o que há de melhor para que o desenvolvimento dos alunos aconteça de forma integral, contamos também com uma assessoria específica que nos orienta, traz novidades e sugestões para desenvolver o melhor nas aulas curriculares e nos treinos específicos”, explica Roberto Vazatta, coordenador de Educação Física do Colégio Uirapuru.
Em 2016, o Colégio inaugurou um Complexo Esportivo, localizado na Rua Professora Mara Cabral Barbosa. Dessa maneira, a estrutura física para a prática esportiva conta com um ginásio poliesportivo, piscina com 25m coberta e aquecida, duas quadras cobertas, um campo de futebol society, além do Quintal Uirapuru, que por diversas vezes é utilizado em atividades de recreação e algumas relacionadas ao Projeto Vida Saudável. Segundo Tio Beto, como é carinhosamente chamado pelos alunos, a equipe da Educação Física conta com 11 professores. "É uma equipe muito preparada, que possui um compromisso em apresentar um estilo de vida saudável, com foco na saúde, além de trazer muita alegria e diversão” explica Beto.
Além dos benefícios físicos, o esporte é uma das ferramentas para que o ser humano saiba lidar com frustrações, aprenda a ganhar e a perder e, ainda, entenda que é preciso ter comprometimento e respeitar regras. O objetivo em ensinar a jogar, a torcer, a ganhar e a perder mostra para a criança que é fundamental não perder-se em suas emoções e competências. A partir deste aprendizado, ela criará valores como dignidade, respeito, solidariedade e sobriedade.
“Equipes do Colégio Uirapuru têm participado constantemente de jogos e campeonatos. Temos muito orgulho em mostrar centenas de medalhas e troféus acumulados ao longo desses vários anos de trabalho.  Todos os anos nos deparamos com excelentes resultados. Alguns dos nossos alunos ainda ganharam destaque nacional dentro do esporte”, ressalta Roberto.

Em 2017, o Colégio Uirapuru destaca as seguintes conquistas:

. Campeão Queimada - Categoria Mirim Masculino

. Campeão Queimada - Categoria Mirim Feminino

. 2º Lugar Campeonato de Basquete - Categoria Mirim Masculino

. 2º Lugar Campeonato Vôlei - Categoria Mirim Masculino

. Campeão Vôlei - Categoria Infantil Feminino

. Vice-Campeão Queimada - Categoria Infantil Feminino

. Campeão Vôlei Torneio Sesc Sorocaba - Categoria Infanto Feminino

. Vice-Campeão Vôlei Torneio Sesc - Categoria Infanto Masculino

Ao longo do ano, o Colégio prepara as crianças que participem de atividades como Gincana Uirapuru, Jogos Uirapuru, Jogos Escolares de Sorocaba, Torneio de Natação, Passeio Ciclístico, Corrida Pais e Filhos, entre outras. "O trabalho corporal é muito importante para nós. O aluno que pratica esporte possui um desenvolvimento muito completo, desenvolve habilidades importantes para se tornar um cidadão ético, responsável e capaz de controlar suas emoções. No campo cognitivo os resultados também são muito positivos. Temos muitos exemplos de alunos com sucesso na carreira esportiva e isso também nos enche de orgulho” apoia a coordenadora do Colégio Uirapuru, Maura Bolfer.