A Orientação Educacional na Escola Moderna (sem modismo) ganha uma relevância cada vez maior. Se, a princípio, era de caráter terapêutico ou corretivo, hoje é identificada como um processo contínuo que procura levar os alunos ao conhecimento de suas características pessoais e do seu ambiente sociocultural.
No Colégio Uirapuru, que tem como compromisso formar pessoas capazes para enfrentar os múltiplos desafios do mundo, desenvolvendo-as nos âmbitos intelectual, físico, social, moral, político e educacional, a Orientação Educacional desenvolve um trabalho desde a Pré-Escola até o Ensino Médio.
Junto à direção e à coordenação pedagógica, a Orientação Educacional compõe a equipe gestora, sendo um dos profissionais engajados na formação integral dos estudantes, com foco na relação entre educandos, pais e educadores.  A ação do Orientador Educacional está concentrada no atendimento ao aluno, fundamentalmente, e depois, na orientação aos pais e professores, que atuam como apoio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
O contato do Orientador Educacional com o aluno é frequente, tanto em sala de aula quanto fora dela. O foco deste trabalho é na formação da identidade de estudantes e tem como objetivo torná-los cada vez mais responsáveis pela própria vida escolar e avancem na construção de valores e atitudes para uma boa convivência em grupo. Cada aluno recebe um olhar individualizado, tendo seu percurso de aprendizagem acompanhado por este profissional, contribuindo para a formação de sua consciência, o que poderá repercutir por toda a sua vida.
A parceria entre o Orientador Educacional e os Professores possibilita a troca de informações sobre os alunos, a discussão de encaminhamentos e a proposta das ações.
A Orientação Educacional é o elo de ligação entre a escola e a família, mantendo uma comunicação constante, respeitando os seus valores e buscando juntos, estratégias que favoreçam o processo de aprendizagem do estudante, a fim de que compreendam os princípios subjacentes à tarefa educativa.
O Colégio Uirapuru tem como missão, portanto, desenvolver um trabalho integrado com os alunos, professores e família, por meio da reflexão e discussão coletiva e individual. Todas as ações são planejadas para que promovam o desempenho pedagógico dos alunos, a construção da sociabilidade, a expressão de sua afetividade e o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e moral.