Passadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com os resultados individuais e do todo, é momento das instituições educacionais refletirem sobre os processos que antecedem as provas. Há alguns anos, o Colégio Uirapuru se mantém em posições de destaque no Ensino estadual e nacional, ficando sempre entre as melhores escolas do Brasil. Diante destes resultados, o Colégio acredita que a preparação para o Enem acontece de forma gradativa, a partir da unificação de conteúdos, da aplicação do conhecimento teórico na vida prática e na construção da autonomia dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
É possível notar um bom resultado a partir do desempenho do aluno diante das seguintes competências: domínio da linguagem, construção de argumentação e elaboração de proposta de intervenção na realidade. Essas competências exigem que o adolescente domine bem a leitura compreensiva, que seja capaz de construir sentido ao texto, a partir das suas próprias experiências e saiba usar estratégias de aprendizagem, que o ajude a aprender e, principalmente, ampliar seu conhecimento de mundo. "Para promover esse ensino, o Colégio conta com uma equipe docente competente que está em constante formação. São educadores que conhecem os seus alunos, cuidando com carinho e dedicação da aprendizagem e formação de cada um. Por exemplo, quando identificam uma dificuldade entre os educandos, sentam junto à coordenação pedagógica, a fim de analisarem a situação e pensarem juntos em ações para auxiliá-los” explica a professora e coordenadora do Ensino Médio, Elaine Cobos.
Mônica Miliani Martinez, professora de Redação do Ensino Médio e da disciplina eletiva Práticas de Leitura, explica porque o Colégio não acredita apenas em revisões de véspera. “Nós, enquanto equipe, não fazemos revisões em véspera de prova, pois acreditamos em processos de aprendizagem, construído com conquistas e também com frustrações, ao longo de todo o percurso do estudante, pois o Ensino Médio é mais um momento na vida do estudante, nem mais nem menos importante que todos os outros já percorridos. Em Redação, não temos a prática de textos formatados, sem mobilidade argumentativa e estrutural – o que nós queremos, é que o nosso aluno encontre a sua forma de escrever por meio de técnicas e ferramentas capazes de desenvolver reflexões humanitárias, científicas, históricas, cidadãs, entre outras”, conclui a professora.
A escola deve oferecer oportunidades reflexivas em sala, com a família, entre os estudantes, para que o discurso deste adolescente, que faz provas como o Enem e vestibulares, seja um aliado na formação de repertório e na redescoberta de possibilidades críticas diante do mundo. "É  nesse sentido, que o Colégio Uirapuru trata com tranquilidade, junto aos seus alunos, o tema vestibular e Enem, sabendo que um Ensino Médio bem feito possibilita uma formação para além desses desafios" explica Elaine.
O diretor Arthur Fonseca Filho finaliza expondo um pouca mais sobre a essência do Colégio. "O Colégio Uirapuru se preocupa em preparar seus alunos para os desafios frente ao vestibular e nas universidades; mas mais do que isso, entendemos que preparamos pessoas para o mundo. Enfatizamos que, além de bons alunos, é preciso pensar em formar cidadãos responsáveis, comprometidos com os valores éticos e princípios. O Enem não pode ser considerado uma maratona em que só os primeiros classificados vencem e os demais perdem. No entanto, é gratificante constatar que estamos entre os melhores resultados deste país” finaliza Arthur.