“O termo Olimpíada, do grego ‘Olympiás’ , descreve o perído de quatro anos entre os jogos olimpícos e foi utilizado como medida de tempo pelos gregos por vários séculos. O termo Matemática, também do grego ‘Máthēma’, significa conhecimento, estudo e aprendizado, e curiosamente não nos remete à ideia de números, à primeira vista. É da junção desses conceitos que nasceram várias olimpíadas de Matemática ao redor do mundo, cujo principal objetivo é semear a curiosidade dos jovens através das mais diversas competições e utilizar essa área como elemento de transformação na vida desses alunos.
Visando potencializar nossos alunos e promover o ensino da Matemática, oferecemos oficinas de preparação para essas olimpíadas, focando na resolução de problemas de forma criativa e plural. Como resultado, nossos alunos já garantiram medalhas em diversas competições e algo, ainda, mais importante: aprenderam como essa ciência pode ser bela e desafiadora”.
A seguir fotos dos participantes e medalhistas da Olimpíada de Matemática da UNICAMP.