Site do Colégio Uirapuru oferece novas ferramentas que facilitam a busca por informações

Abrir suas portas para comunicar com muita responsabilidade e clareza tudo o que acontece dentro da escola: esta é a função do site do Colégio Uirapuru. Desde 2016 o site e a intranet estão com uma nova proposta, além do novo aspecto visual, novas cores e leveza nas ilustrações, era necessário organizar de maneira eficiente todo o conteúdo. "As mudanças vieram a partir de uma solicitação do Colégio para que fosse feita uma análise do site. Feito esse estudo, observamos que a interface visual e de navegação ainda eram muito antigas, com isto, decidimos reformulá-lo por inteiro. A prioridade foi organizar as informações de uma maneira muito clara, para que os pais tenham acesso imediato a todas as informações, notícias e eventos que acontecem no Colégio” explica Leandro Duarte, diretor de arte da Agência bëwe - responsável pela comunicação do Colégio Uirapuru.
O site possui as seguintes áreas para navegação: O Colégio, Cursos, Acontece, Tour Virtual, Pra Você, Contato e Área Exclusiva. A partir desses caminhos é possível entender todo o Colégio, desde sua estrutura, proposta pedagógica, notícias, Enem, ou até mesmo fazer um tour virtual. "O Tour Virtual é algo muito interessante, inovador em Sorocaba pois apenas o Uirapuru possui essa visitação. Com a aplicação da plataforma Google For Education unindo todas as áreas do Colégio, o site também se beneficiou de tecnologias da multinacional americana. A ferramenta Google Business View, é mais um produto do Google feito por uma empresa homologada - a Hous Media - que veio até a escola e fez a captação interna. Para isto, usa-se uma câmera especial que tira fotos em 360 graus e em vários ângulos, essas fotos são "costuradas" no computador e pode-se navegar, conhecer a fundo toda a estrutura do Colégio através do Google. Essa ferramenta facilitou muito para que pessoas que ainda não conhecem o Uirapuru possam visitá-lo, mesmo que a quilômetros de distância” explica Leandro.
Em Cursos, os pais podem acompanhar e entender exatamente quais as propostas para cada segmento. Por exemplo, na Educação Infantil é possível acompanhar calendário, boletins informativos, cardápios mensais, horários e ter o contato da equipe responsável. No Ensino Fundamental, os pais já podem acompanhar os horários das aulas e até os calendários de provas. No link Acontece, um acompanhamento diário traz todas as notícias do Colégio, com informações sobre projetos, atividades e passeios, sempre registradas com fotos e vídeos para que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos. Em Pra Você, um pouco de diversão para quem navega no site com wallpapers, campanhas e a tão amada Turminha Uirapuru, com as histórias e imagens de cada personagem.
Para o diretor financeiro do Colégio Uirapuru, Renato Fonseca, a função do site vem sendo cumprida. "O site se tornou um portal, capaz de reunir quase todas as informações buscada por pais e responsáveis. Muitas dúvidas podem ser resolvidas pelo site mesmo, otimizando o tempo. Além do visual mais atrativo, pensamos também na acessibilidade. Nesta nova interface é possível que o usuário aumente as letras, para quem possui dificuldade de leitura, ou até mesmo mude as cores, no caso de pessoas com daltonismo." explica Renato.
Em um formato responsivo, o site funciona e de adapta tanto na tela do desktop, quanto no celular ou tablet. "Sabemos que as pessoas passam muito tempo navegando no celular, por conta disso o site foi preparado para que a experiência do usuário seja positiva, independentemente do dispositivo utilizado", conta Leandro.