O Projeto Aluno Historiador envolveu os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I com muitas histórias e curiosidades sobre a cidade de Sorocaba. Nele, os alunos puderam entender como nasceu nossa cidade, a partir do Tropeirismo e a famosa Feira de Muares, a maior comercialização de muares no Brasil durante o século XVIII. O projeto envolveu diversas disciplinas, que exploraram ao máximo o conteúdo. Em Português e Música, com o livro “Choro e Música Caipira, de Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vanucchi, os alunos entenderam um pouco mais sobre como nasceram os dois estilos musicais genuinamente brasileiros e puderam produzir letras de músicas sobre Sorocaba e suas particularidades. Em Arte, produziram telas e maquetes de pontos turísticos importantes como: Mosteiro São Bento, Zoológico Quinzinho de Barros, Prefeitura, Rio Sorocaba e sobre a famosa Indústria Têxtil. Na Rádio Uirapuru, as crianças produziram programas inteiros sobre nosso município, destaque para o Telejornal dedicado ao assunto.
Um dos grandes destaques deste projeto ficou por conta da visita do historiador e jornalista, Sérgio Coelho, ao Colégio Uirapuru. Com uma bagagem riquíssima sobre o assunto, Sérgio Coelho conversou, mostrou imagens, mapas e muitas curiosidades que fizeram com que os alunos ficassem ainda mais fascinados e apaixonados por nossa cidade.
“Esse projeto é muito especial, envolve diversas disciplinas com histórias e fatos importantes para a vida de cada aluno. Entendemos que a criança precisa entender onde vive e deve também criar um sentimento de pertencimento. Com a visita de Sérgio Coelho, as crianças estiveram em contato com um autor e historiador, que lhes mostrou histórias com riqueza de detalhes, de uma época tão importante para nosso município”, explica Andrea Vazatta, coordenadora do Ensino Fundamental I.
Confira algumas imagens da visita de Sérgio Coelho ao Colégio Uirapuru: