Na primeira semana do mês de Abril, os alunos do 7º Ano encerraram a atividade de fotografia “Registros do Ambiente Escolar”, realizada na disciplina de Arte. Sob a orientação da professora Denise Lopes, a atividade contou com momentos diversos, dentro e fora da sala de aula. Em um primeiro momento, os alunos tiveram contato com a história da fotografia e os primeiros processos de gravação através da observação e análise de imagens para, posteriormente, conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, fotografias icônicas e aprofundar a respeito das técnicas, conhecendo os planos fotográficos.

Em um dia agendado pela professora, os alunos trouxeram máquinas fotográficas para a escola e, em grupos, exploraram o ambiente escolar para registrar imagens em: Plano Aberto, Plano Médio, Plano Fechado, Plano Detalhe e uma Selfie do grupo. Para finalizar a atividade, foi realizada uma exposição em sala de aula, onde os alunos puderam comentar a respeito de suas próprias produções e analisar as dos colegas.

“Fiquei surpresa com o envolvimento e a participação dos alunos nessa atividade. Senti que eles mostraram muito interesse e produziram imagens realmente de muita qualidade, algumas parecem ter sido feitas por profissionais. Acredito que essa atividade estimulou o olhar artístico sobre o ambiente escolar e o refinamento da percepção de lugares que antes passavam despercebidos. Fiquei muito feliz quando vários alunos me disseram que passaram a se interessar mais por fotografia.”, comenta a professora de Arte Denise Lopes.

Confiram algumas produções: