Disciplinas são semestrais e escolhidas pelos alunos de acordo com suas habilidades e interesses pessoais

Antecipadamente à “Reforma do Ensino Médio”, proposta pelo Governo Brasileiro, o Colégio Uirapuru conduziu fundamentado nos formatos internacionais, o projeto das Eletivas.
As Eletivas Uirapuru são disciplinas do Ensino Médio escolhidas pelos alunos de acordo com suas habilidades, interesses pessoais e a intenção de aprimorar saberes a serem aplicados em seus projetos de vida. O principal objetivo das Eletivas é formar pessoas que reconheçam as suas singularidades nas diversas áreas do conhecimento. A ideia é oferecer uma proposta de currículo flexível com base na relação indissociável entre o conhecimento científico, cultural e tecnológico.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Elaine Cobos, a partir desses pressupostos, o professor organiza suas aulas, ensinando o aluno a planejar e a monitorar a atividade, avaliando constantemente o processo, e se os objetivos foram alcançados. As atividades também visam o uso da tecnologia, a aplicação de estratégias metacognitivas, o cuidado com as relações interpessoais e o trabalho em equipe, que são competências fundamentais à formação do jovem do século XXI. “As Eletivas promovem capacitação constante e troca de experiências entre os alunos e os professores. Nelas, o estudante compreende que as aprendizagens promovidas nas aulas das Eletivas, tratam-se de conhecimentos aplicados na vida cotidiana das pessoas”, explicita Elaine.
As Eletivas possuem a duração de um semestre e são oferecidas aos alunos das 1ª e 2ª séries. A partir de 2018, a 3ª série também terá a oportunidade de realizar Eletivas de Aprofundamento. Em outras palavras, essas eletivas tem o propósito de ensinar o estudante a investigar, a examinar e a refletir acerca dos conceitos científicos, ampliando assim sua capacidade de raciocínio lógico no nível mais avançado de desenvolvimento, articulando tais conhecimentos com as diversas áreas.
“É interessante frisarmos que as abordagens propostas nas Eletivas podem conceder ao jovem experiências que o auxilie na decisão da carreira profissional”, fala a Coordenadora do Ensino Médio.
Para a 1ª série as disciplinas oferecidas são: Atividade Física e Saúde, Circuitos Elétricos e Automação, Discursos em Diferentes Contextos e Fotografia. Os alunos da 2ª série podem optar por:  Geometria e Computação Gráfica, Atualidades, Biologia em Prática, Práticas de Leitura e Writing.
Além do ensino e da aprendizagem oferecidos nos cursos, é importante destacar a organização para a eficácia da Eletiva:

. Apresenta um modelo diferente do habitual utilizado nas aulas acadêmicas;

. Uso de estratégias de ensino específicas na execução dos projetos;

. Promove maior integração entre todos os alunos da mesma série pela formação de novos subgrupos;

. Desenvolve o trabalho em equipe;

. Trabalha a empatia, ou seja, durante a construção dos projetos, o aluno deve colocar-se no lugar do outro, respeitando novas sugestões e compreendendo as dificuldades dos colegas;

. Oportunidade para lidar com as frustrações;

. Favorece espaços de aprendizagens diversificados.

SOBRE BIOLOGIA - Saber mais, viver melhor

Durante o primeiro semestre de 2017, um grupo de alunos da Segunda Série do Ensino Médio cursou, de maneira eletiva, a disciplina Biologia em Prática. Estruturado pela equipe de Ciências da Natureza do colégio, o curso teve como eixo a realização de práticas nas mais diversas frentes de atuação do biólogo ou, de maneira mais ampla, do cientista. Focando a prática da divulgação científica (consciente e profissional), os professores solicitaram aos alunos a produção de um texto informativo, sobre um tema importante para a saúde pública, sobre o qual muitos de nós temos dúvidas: a automedicação e especialmente o uso indiscriminado de antibióticos. (Professora Daniela Almenara)

ELETIVA SOBRE WRITING - A descoberta do texto em segunda língua

O objetivo final da eletiva de "Writing" é conduzir nossos alunos da 2ª série à compreensão, organização e produção de diferentes tipos de gêneros textuais, a partir do uso de uma bateria de estratégias que desenvolvem raciocínio e repertório crítico e analítico, permitindo a interação com o texto e a expressão de pontos de vista e diferentes interpretações. As aulas foram conduzidas de forma a proporcionar, aos alunos, interação e negociação o tempo todo. Eles fizeram pesquisas dos gêneros como tarefa de casa e chegaram a conclusões comuns, a fim de padronizar as características, editaram o trabalho dos colegas, por meio de feedback não intrusivo, e ofereceram revisões.  Trabalhamos a estrutura de parágrafos, grupos lexicais, leitor- alvo, estruturas gramaticais recorrentes e frases de impacto de cada gênero abordado no semestre. O intuito dessa exposição foi tentar alinhar as diferentes habilidades e conhecimentos linguísticos, bem como dotar os alunos com ferramentas mais tangíveis. O processo foi realizado com textos modelo e de apoio. Os gêneros trabalhados foram "resenha", "carta formal pleiteando vaga em universidade", "dissertação argumentativa" e "dissertação explicativa de literatura". (Professor Alexandre Rodrigues)