Em um mundo globalizado é inevitável que crianças e adolescentes tenham contato desde muito cedo com a Língua Inglesa. A internet, os games, os seriados e as inúmeras palavras presentes no cotidiano trazem uma série de termos e expressões, que já se tornaram verdadeiros anglicismos no Português. Os pais vieram de uma geração, onde se aprendia Inglês a partir de dez anos de idade. Hoje, eles buscam facilidades e oportunidades para que os filhos tenham contato constante com a segunda língua o mais cedo possível. O Uschool, do Colégio Uirapuru, tem como objetivo ensinar e aprimorar a Língua Inglesa num formato diferenciado. O projeto privilegia a conversação e a vivência da segunda língua de maneira natural, dando a oportunidade aos alunos de cursarem currículo internacional para ingressarem diretamente na faculdade do Missouri, após finalizarem o Ensino Médio.

O projeto Uschool Uirapuru está organizado em 3 programas:

Lively Bird – do Infantil 3 até o 5º ano do Ensino Fundamental

Middle School – 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental

High School – do 9º ano Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio

LIVELY BIRD

O Lively Bird consiste em um projeto diferenciado de ensino de Inglês para crianças, que proporciona o aprendizado da língua com estratégias diversificadas relacionadas a Arte, Ciências, Tecnologias, Música, Culinária ampliando o universo cultural dos alunos.

As turmas do Infantil 3 até o 5º ano do Ensino Fundamental aprendem Inglês aplicado ao seu dia a dia, já que o programa, que totaliza 5 horas semanais de estudos, inclui almoço, projetos, culinária e jogos, num ambiente onde a Língua Inglesa é utilizada como idioma principal.

Esse tipo de exposição à língua, de maneira natural e pertinente à rotina, ajuda na sensibilização das crianças para a sonoridade do idioma, na apropriação do vocabulário e na fluência necessária para a comunicação em diversas situações cotidianas.

MIDDLE SCHOOL

No Middle School, os alunos são oficialmente inseridos na estrutura curricular das escolas americanas, através do programa Middle School Global Leaders, criado pela Universidade do Missouri. Como o intuito é fazê-los pensar globalmente, nas disciplinas de Ciências e Humanidades, eles estudam assuntos selecionados pela Global Issue da ONU, como Clima, Direitos Humanos, Paz e Segurança, entre outros.

No Middle School são trabalhados os conceitos:

Conceito CLIL (Content Languages Integrated Learning): Trabalhar conteúdos específicos de maneira integrada utilizando as quatro habilidades da língua: ouvir, falar, ler e escrever.

Gramática e Linguagem: 25% do currículo são dedicados ao estudo integrado da Língua Inglesa, assegurando a gramática e demais estruturas.

High School Direct: O aluno que completa o programa com sucesso no 8º ano, tem admissão direta ao High School, sem prova de seleção.

HIGH SCHOOL

Durante três anos, os alunos terão disciplinas do currículo americano, o que permitirá ao aluno ao final da 3ª série receber seu certificado oficial de High School, emitido pela conceituada Universidade de Missouri.

A partir de um currículo oficial e da vivência com professores nativos na Língua Inglesa, os alunos do High School desenvolvem habilidades para se comunicar de maneira clara em diversas situações, inclusive acadêmicas e profissionais. Neste momento, os alunos desenvolvem fluência de escrita, leitura, escuta, fala e argumentação.

MIZZOU DIRECT:  É um programa que garante admissão direta na Universidade de Missouri para alunos do High School. Os alunos que cumprirem as 16 disciplinas deste programa de High School, e atenderem a todos os critérios, garantirão a sua admissão automática à University of Missouri para os cursos de graduação.