Eventos como Momento Família e Passeio Ciclístico promovem valorização e cumplicidade familiar

A participação de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos é fundamental no processo de aprendizagem, no crescimento e no amadurecimento pessoal das crianças. Além de atividades rotineiras como tarefas de casa é preciso que os pais entendam o que acontece dentro da escola e tragam para suas casas as experiências adquiridas no âmbito escolar. Ao perceber que pais e família se interessam por suas experiências escolares, a criança sente-se segura e com boa autoestima. Bons exemplos dessa prática de aproximação das famílias com a escola são eventos como o Momento Família e o Passeio Ciclístico, promovidos anualmente pelo Colégio Uirapuru.
O Momento Família acontece para os alunos do Berçário até o 5º Ano do Ensino Fundamental. É um momento único, em que pais e familiares se aproximam da vivência de seus filhos, colocando-se na posição deles como aprendizes, enquanto os filhos se tornam os detentores do conhecimento. Essa experiência possibilita troca de emoções e gera cumplicidade. O evento agrega atividades como: contação de histórias, confecção de bonecos, atividades físicas, vivência poética, apresentação de jornais e muitas brincadeiras. “O Momento Família fecha, juntamente com os pais, projetos importantes, trabalhados ao longo do ano. Com este apoio, as crianças aumentam suas habilidades emocionais e comportamentais. Isto faz com o processo de aprendizagem flua de maneira leve e eficiente. Impossível não se emocionar com o orgulho dos pais e com a satisfação das crianças em sentirem-se apoiadas e amparadas pelo calor familiar”, explica a coordenadora Maura Bolfer.
O Passeio Ciclístico Uirapuru é outro encontro que tem como objetivo estreitamento do vínculo familiar e, ainda, incentivo a um estilo de vida saudável por meio da prática de esportes e boa alimentação. Neste ano, ele acontece no domingo, 8 de outubro, com saída programada para às 9h, no portão do Ginásio de Esportes do Colégio.  Centenas de pais e filhos começam a se preparar para o Passeio antes mesmo dele acontecer, conferir as bicicletas, pneus e freios incentiva um convívio muito salutar. Vale destacar que a prática esportiva é outro ponto muito importante no desenvolvimento de uma criança pois auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, além de proporcionar interação com outras crianças. O esporte cria novas amizades, traz respeito às outras pessoas, desenvolve a cooperação dentro de um grupo, traz disciplina e respeito a autoridades. O Passeio Ciclístico Uirapuru faz um percurso de aproximadamente 6 Km pelas ruas de Sorocaba. Além do circuito, os alunos poderão curtir com os familiares atividades como: recreação com a Equipe Divertir e Recrear, oficinas de tênis da Escolinha do Guga, clínicas de golfe e circuito de rodinhas para os menores, que ainda não andam de bicicleta pelas ruas.
“É preciso que os pais entendam que acompanhar a vida escolar dos filhos é uma oportunidade única. Cobrar apenas não é o caminho, é necessário estimular, mostrar interesse, ensinar, motivar e valorizar cada conquista. Quando uma criança se sente ouvida, apoiada e prestigiada, ela se mostra pronta para aproveitar todas as oportunidades que a escola oferece. Acredito que no futuro, esses pais verão o quanto valeu a pena participar de cada um desses momentos”, finaliza Maura.